Dos cerca de 600 mototaxistas que atuam em Cuiabá, apenas 47 estão circulando regularmente depois de 1 ano e meio da regulamentação da atividade. O prazo para a regularização junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) vence no dia 17 de junho. O secretário de Trânsito e Transportes Urbanos da capital afirmou que 70 pontos foram cadastrados, mas enfatiza que o número é baixo. "Tem um ponto no Morro da Luz, por exemplo, em que trabalham 11 mototaxistas e apenas dois estão regulares", exemplificou. A reportagem é do portal G1.
Segundo ele, será feita uma vistoria no ponto e estabelecido um prazo para que os demais se regularizem sob pena de após esse prazo não poderem mais trabalhar.
Para atuar na área, além de um curso de reciclagem, os mototaxistas também tiveram que padronizar as motocicletas e os capacetes, que são amarelos e têm faixas refletivas. Os veículos são verdes e amarelos e têm placas vermelhas.
Já o colete passou a ser confeccionado em São Paulo e as faixas refletivas são aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O custo para a adaptação é estimado em R$ 2 mil.
A lei exige que para atuar na profissão é preciso ter mais de 21 anos; seja habilitado há mais de dois anos, além de ter atestado de capacidade física e mental; residir em Cuiabá há mais de um ano e não pode possuir outra atividade remunerada.
Fonte: portal G1, 9 de junho de 2011

Flanelinhas cobram por hora (09/06/2011)

O espaço da rua é público, mas o preço para parar o veículo varia de R$ 5 a R$ 10 por hora. Nas imediações do Mercado Municipal, no centro da capital, flanelinhas dividem o asfalto em lotes e, se o mo (...)

Táxis de SP poderão ganhar tarja (13/06/2011)