A Zona Azul começa a funcionar na Braz de Aguiar, em Nazaré, somente a partir de hoje, cobrando R$ 1,50 a hora de estacionamento. A Sinart, empresa administradora do estacionamento, se limitou a fazer o que classificou como "trabalho educativo" com os motoristas, em parceria com a Companhia de Transportes de Belém (Ctbel).

A Associação dos Lavadores e Reparadores de Carro de Belém (ALRCB), que fez um protesto na última segunda-feira pela inclusão de mais oito flanelinhas no projeto, fechou acordo com a empresa e não impedirá mais a viabilização do estacionamento.

O diretor de desenvolvimento Social da ALRCB, Ronivaldo Andrade, informou que a Sinart concordou, anteontem à noite, em admitir mais um orientador de trânsito na Zona Azul, incluir três outros no Terminal Rodoviário de Belém e mais quatro em um programa de geração de emprego e renda na Praça do Relógio, Comércio. "Fizeram uma nova seleção, pois a anterior estava errada. Quem tinha feito o curso preparatório ficou de fora do estacionamento e quem não participou estava dentro. A seleção seria feita por nós. Começaram o projeto na sexta-feira e nos sentimos desprestigiados. O Zona Azul vai estar funcionando normalmente nesta quarta", garantiu Ronivaldo.

O diretor da Sinart em Belém, Pedro Azevedo, justificou o novo adiamento, visto que os novos orientadores de trânsito fariam uma rápida preparação para trabalhar hoje. "Essas pessoas que precisam ser adicionadas não foram treinadas, nem na sexta-feira, nem no sábado e nem na segunda. Eles estarão hoje (terça-feira) no Terminal Rodoviário participando de um treinamento".

Pedro voltou a defender a Zona Azul, apesar das críticas, como uma proposta para otimizar as 187 vagas na Braz de Aguiar. "Toda mudança gera este tipo de resistência. Preferimos olhar as vantagens. Não tem nada mais chato que procurar um local para estacionar e não encontrar", comentou Azevedo.

A gerente de Educação para o Trânsito da Ctbel, Bárbara Lima, disse que a Companhia vai dar apoio à Sinart na fiscalização. "As reclamações vão existir, mas a Ctbel vai cumprir a parte dela", frisou. Oito educadores de trânsito prestavam esclarecimentos sobre o projeto aos motoristas da Braz de Aguiar ontem de manhã.

Dignidade

Os reparadores de carro acreditam que a Zona Azul dará mais dignidade à ocupação. "Acho bom e viável. Não estamos vendo apenas o nosso lado. Sempre fomos a favor do projeto e queríamos a inclusão de todos os trabalhadores com carteira-assinada e todos os direitos garantidos", disse Osvaldo da Silva Bahia, 27 anos, que receberá um salário de R$ 428 por mês como orientador de trânsito.

O projeto Zona Azul prevê a cobrança de R$ 1,50 por hora de estacionamento. Os motoristas compram um cartão dos orientadores, podendo permanecer com o carro na vaga por até duas horas, sem cobrança de multa. Caso necessitem ficar mais tempo, devem renovar o cartão.

A fiscalização ocorrerá de 9 às 20 horas, de segunda a sexta, e das 9 às 14 horas, aos sábados. O embarque e desembarque terá tolerância de 15 minutos, segundo a Sinart. Em caso de desobediência, o condutor recebe multa de R$ 82, podendo ter o veículo apreendido.

Fonte: O Liberal (Pará), 07 de março de 2007

Categoria: Mercado

Estacionamento mais barato

Usuário afirma gastar 30% com estacionamento em shopping paulistano