Os motoristas vão ser vigiados por mais olhos eletrônicos. Foram instaladas ontem mais duas câmeras na Savassi, na região Centro-Sul, com a função de monitorar o trânsito. O projeto faz parte do Sistema de Controle Inteligente de Tráfego (CIT) da BHTrans, que, desde setembro de 2005, acompanha eletronicamente os acidentes, engarrafamentos e infrações nas pistas.

As novas câmeras vão se juntar às 20 que já existem atualmente. A escolha dos locais foi feita com base em estudos técnicos, que comprovaram o excesso de retenções, batidas e imprudência.

Os operários fizeram ontem a instalação nos cruzamentos da Avenida Cristóvão Colombo com Rua Alagoas e da Rua Rio Grande do Norte com a Avenida do Contorno. O trabalho está sendo executado pelo Shopping Pátio Savassi, que pagará os custos, orçados em R$ 98,7 mil.

A implantação é uma exigência do Relatório de Impactos Ambientais (Rima) do centro comercial. O documento prevê uma série de benefícios, para compensar os reflexos do empreendimento, inaugurado em 2004, no tráfego.

O gerente operacional do Pátio, Leandro Correia Botelho, explica que, além das câmeras, a prefeitura pretende desapropriar um pequeno estacionamento, ao lado do shopping, para melhorar o acesso da Avenida do Contorno à Nossa Senhora do Carmo.

Os R$ 107 mil necessários à compra do imóvel, de 100 metros quadrados, já foram depositados pela empresa, mas o prefeito Fernando Pimentel (PT) ainda não assinou o decreto de desapropriação. A obra será semelhante à feita no cruzamento das avenidas do Contorno e Prudente de Morais, no Bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul.

A operação das câmeras será feita pela BHTrans. Antes que comecem a funcionar, no entanto, será preciso interligá-las à central da empresa, no Bairro Buritis, na região Oeste, por uma rede subterrânea de fibra ótica. A empresa não informou quando esses serviços devem começar, tampouco a data em que os equipamentos serão usados.

A grande vantagem do sistema, segundo a empresa de trânsito, é agilizar o trabalho dos 450 fiscais. Com a ajuda das câmeras, é possível constatar acidentes e congestionamentos e deslocá-los com mais rapidez.

Semelhantes às do Olho Vivo, que flagram crimes, elas são importadas e giram em torno do próprio eixo, o que permite a vigilância de uma ampla área. "O zoom é tão poderoso que, à distância de 50 metros, identifica com perfeição a placa de um veículo", comenta Leandro.

A BHTrans informa que a tecnologia não é usada diretamente para multar. Apenas identifica a infração, para que o agente de trânsito, depois de informado, faça a autuação no local. É que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não autoriza o registro de multas por esse tipo de aparelho.

ROTATIVO - Entram em vigor, hoje, mais mudanças no trânsito da Savassi. A BHTrans acabou com o estacionamento rotativo, aos sábados, em oito quarteirões da região. O benefício vale para 167 vagas, nas quais era preciso usar o talão do faixa-azul das 8h às 13h.

No entanto, a cobrança continuará sendo feita nos demais dias, das 8h às 18h. A folha custa R$ 2,30 nos postos credenciados e, nas áreas contempladas, dá direito a permanência que varia de uma a cinco horas. Quem é flagrado sem talão leva multa de R$ 53 e três pontos no prontuário.

De acordo com o gerente de Estacionamento Rotativo da BHTrans, Sérgio Rocha, foram feitos estudos, que descartaram a necessidade da regulamentação nas vagas. "Constatamos que a ocupação está baixa aos sábados e, por isso, o faixa-azul perdeu sua função. O sistema só é implantado onde há muita disputa entre os motoristas", justifica.

Também esclarece que, ano passado, ruas do Barro Preto e do Barreiro tiveram a mesma reformulação, mas não há alterações previstas em outros locais.

Entre os quarteirões contemplados, três ficam na Rua Sergipe, um na Santa Rita Durão e um na Avenida Cristóvão Colombo, próximo ao Palácio da Liberdade. Outros dois são nas ruas da Bahia e Antônio de Albuquerque, nas imediações do Minas Tênis Clube. O último fica na Avenida do Contorno, entre a Rua Alagoas e a Avenida Getúlio Vargas, perto do Colégio Padre Machado.

Do Diário da Tarde

"Tudo que for feito para favorecer o aumento da quantidade de veículos na Savassi é positivo. Pode ser que o rotativo gratuito aos sábados aqueça nossas vendas. Mas é preciso esperar para ver se a medida surtirá efeitos" - Maria Auxiliadora Teixeira de Souza, presidente da Associação dos Lojistas da Savassi

Fonte: Estado de Minas (Minas Gerais), 03 de março de 2007

Estacionamento mais barato