Pagamento duplo a flanelinhas e agentes, falta de segurança e de controle das vagas. Estes são alguns dos problemas enfrentados por motoristas que deixam os carros nas vagas do sistema de estacionamento Rotativo São Luís, no Centro. Os problemas geram tanta insatisfação dos usuários do serviço que já está sendo planejada mudança no sistema.

O próprio secretário municipal de Transportes Urbanos (Semtur), Francisco Canindé Barros, admite que a empresa Rotativo, responsável pelo serviço não está correspondendo às expectativas. Outro motivo para as alterações é a modificação na rota do trânsito em algumas ruas do Centro, que implicará na remoção de alguns estacionamentos.

Ainda esta semana, a empresa Rotativo será convocada para uma reunião com o secretário Canindé Barros. Na ocasião, serão discutidas alternativas para corrigir os problemas que ocorrem nos estacionamentos rotativos. A adoção de outro modelo de estacionamento está sendo cogitada. Serão discutidas ainda a transferência e remoção de algumas vagas.

O duplo pagamento é a principal queixa dos motoristas que utilizam o estacionamento. Para o secretário, o problema é gerado por uma grave falha de fiscalização da empresa. Muitos flanelinhas foram absorvidos e credenciados pelo sistema da empresa.

Os credenciados "compram" as vagas de estacionamento e ficam responsáveis pelo controle dessas áreas. "Porém, isto não está sendo cumprido. Os motoristas reclamam que estão sendo obrigados a pagar tanto para os funcionários da empresa quanto para os flanelinhas credenciados", denuncia.

Ao ser questionado sobre os problemas, o diretor da empresa Rotativo, Hassam Russem Zanguel, mostrou-se alterado e disse que não iria fornecer informações a O Estado ou outros meios de comunicação do Sistema Mirante. A empresa Rotativo é responsável pela fiscalização eletrônica de 700 vagas de estacionamento no Centro.

O trânsito no centro da cidade também sofrerá modificações. De acordo com a Semtur, o tráfego na rua da Paz será invertido e a rua Magalhães de Almeida terá sentido duplicado. A rua do Egito passará a ter um só sentido e terá vagas de estacionamentos retiradas. Os motoristas já se queixam da retirada dessas vagas. "Já existem tão poucas vagas para estacionar, se ainda forem retirar as que restam, todo mundo terá que vir ao Centro a pé", reclama João Carlos Mariano Lobato.

Fonte: O Estado do Maranhão (Maranhão), 07 de março de 2007

Categoria: Mercado

Estacionamento mais barato

Usuário afirma gastar 30% com estacionamento em shopping paulistano