Parking News

O papel de uma parcela das mulheres brasileiras, que são responsáveis únicas  pelo orçamento doméstico e pela educação das crianças, é fundamental para a promoção do consumo consciente como hábito na sociedade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, uma em cada três mulheres trabalhadoras nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil arca com a responsabilidade de comandar o lar sozinha.

Em números absolutos são 2,7 milhões de mulheres, com renda média em torno de R$ 900, sem contar a parcela muito maior daquelas que também exercem influência decisiva na composição do orçamento doméstico.

No dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, é fundamental lembrar não só às mulheres responsáveis pelo orçamento doméstico, mas a todos, sobre a importância de planejar suas compras, buscando identificar suas reais necessidades e possibilidades. Mas antes de fazer os cálculos das receitas e despesas, é preciso estabelecer objetivos para a vida. É preciso saber que tipo de vida se quer ter e com qual qualidade. Só depois é possível calcular, com consciência, o orçamento e procurar um equilíbrio entre os objetivos estabelecidos e a realidade.

Quanto mais pessoas da família estiverem envolvidas no exercício orçamentário, mais consistentes serão as decisões. As cobranças dentro da família também passam a ser menores e é possível construir mais solidariedade entre os familiares. As mulheres que agem dessa forma ensinam seus filhos sobre uma maneira de ser em família, assim como sobre o consumo consciente do dinheiro.

É fundamental consumir com consciência o dinheiro e o crédito, buscando de um lado manter o equilíbrio entre os rendimentos e os gastos e, de outro, contribuindo para o equilíbrio dos recursos da sociedade e do meio ambiente.

Da mesma forma que os recursos individuais, os recursos da sociedade e do meio ambiente são finitos e, conseqüentemente, só serão sustentáveis a longo prazo pela colaboração de todos. Da mesma forma que na família a ação de cada indivíduo afeta a todos, identicamente ocorre na sociedade.

Um exemplo é a sonegação de impostos: quanto mais os indivíduos em uma sociedade sonegarem impostos, tanto maior será o percentual da carga tributária incidente sobre os produtos, os serviços e os rendimentos. Como conseqüência, maiores serão também os preços dos produtos que todos, incluindo o próprio sonegador, acabarão pagando, embutidos em tudo que compram, da gasolina ao feijão.

Desta forma, o orçamento consciente de uma família, ocorrendo a cada dia da vida dos familiares, será uma contribuição para a sustentabilidade planetária, especialmente se todos procurarem mobilizar seus amigos e conhecidos para a prática do consumo consciente. 

Fonte: Site Instituto Akatu, 05 de março de 2007 - www.akatu.org.br

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Estacionamento mais barato

Usuário afirma gastar 30% com estacionamento em shopping paulistano

Current banking behaviors are

E agora, João?

Shoppings ignoram promessa de renúncia do prefeito e anunciam cobrança de estacionamento para o próximo mês

Curr (...)

Mais câmeras no trânsito

Motoristas de BH vão ser vigiados por novos olhos eletrônicos, com a instalação de dois equipamentos na Savassi. Região terá ampliada a área do estacionamento livre aos sábados

Current bank (...)

Vereadores de Foz do Iguaçu mantêm veto a projeto sobre Estarfi

A proposta previa selo de gratuidade de estacionamento para veículos conduzidos por pessoas portadoras de necessidades especiais, ou por seus acompanhantes, pelo período máximo de uma hora

Current banking behaviors are

Estacionamento tem projeto

Com previsão inicial de 18 meses para a conclusão das obras, o espaço, com 152 vagas, deve desafogar o trânsito na região

Flanelinha protesta contra Zona Azul

Categoria é contrária à implantação do estacionamento rotativo em avenida

Current banking behaviors are

Lavadores de carro impedem a implantação da Zona Azul na Braz

A ALRCB reclama a participação de mais oito "flanelinhas" que fizeram curso preparatório, mas não foram contratados pela Sinart, a empresa administradora da Zona Azul

(...)

Zona Azul já funcionará hoje

A Sinart, empresa administradora do estacionamento, se limitou a fazer o que classificou como "trabalho educativo" com os motoristas, em parceria com a Companhia de Transportes de Belém


Seja um associado Sindepark