A Praça Getúlio Vargas, em frente ao Cinema Icaraí, vai abrigar o próximo estacionamento subterrâneo da cidade. Com previsão inicial de 18 meses para a conclusão das obras, o espaço, com 152 vagas, deve desafogar o trânsito na região. O projeto foi apresentado, ontem, na sede niteroiense do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ).

De acordo com a secretária municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes (SSPTT), Dayse Monassa, a garagem vai melhorar a mobilidade e a fluidez do trânsito.

"É um projeto muito importante e polêmico, que não foi bem conduzido no início. Estamos trabalhando para não cometer os mesmos erros do passado", comentou.

Dayse ressalta que o dinheiro não sai dos cofres da Prefeitura. A empresa concessionária, que será conhecida em até seis meses após a conclusão dos estudos para evitar impacto com os resíduos das escavações, vai arcar com os custos, ainda não estimados.

A garagem ficará a uma profundidade de aproximadamente 2,6 metros. Os carros vão entrar paralelamente pela passagem entre a praça e a calçada do cinema. A saída também será paralela à rua.

Um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Joaquim Andrade, espera que entre 900 e mil motoristas utilizem o estacionamento por dia.

Impacto - Segundo Andrade, serão mantidas as cinco maiores amendoeiras, com copas de 12 a 25 metros. Mas ele admite que as obras devem trazer transtorno para a população, que será compensada.

Dayse afirmou que as melhorias serão percebidas principalmente na Rua Álvares de Azevedo, que tem 54 vagas nos quarteirões entre a praia e a Rua Gavião Peixoto.

O projeto ficará exposto no Campo de São Bento e na Secretaria Regional de Icaraí, e está prevista uma audiência pública para esclarecer a população.

Fonte: O Fluminense (Rio de Janeiro), 07 de março de 2007

Estacionamento mais barato

Usuário afirma gastar 30% com estacionamento em shopping paulistano

E agora, João?