Minutos depois, antes de embarcar na Vila Matilde (zona leste), Adilson inicia jornada semelhante, com cerca de 200 informes diários (3.000 em dias turbulentos).
A missão que Ricardo Guimarães e Adilson Silva abraçaram é a mesma: divulgar, a cada instante, as condições das linhas de trem e metrô paulistanas, mostra reportagem da Folha.
Tudo pelo Twitter. Eles passam o dia on-line.
Atualizam seus perfis com base em informações de outros passageiros, observadas por eles próprios ou colhidas oficialmente com as companhias. Esse trabalho é feito, inclusive, em fins de semana e feriados. Detalhe: eles não recebem nada por isso.
Ricardo começou com o blog "Diário da CPTM", que, em dois anos, já recebeu mais de 1 milhão de visitas.
"O problema da CPTM é a falta de informação", critica Ricardo. "Eles fazem uma obra e não avisam, ou só em cima da hora. As pessoas me procuram para se informar, e me sinto satisfeito por isso."
Ele sonha em fazer faculdade de jornalismo. Hoje, é auxiliar administrativo.
Já Adilson diz que a criação do @UsuariosMetroSP há quase um ano surgiu como uma brincadeira. "Queria compartilhar situações divertidas que via no metrô, mas logo se tornou um serviço."
Ele diz que, no período, o Metrô se tornou mais transparente, fazendo questão de responder às dúvidas ou reclamações postadas.
Facilita o canal o fato de ele nunca publicar palavrões nem mensagens de cunho político - mesmo sendo seguido por alguns vereadores.
Ele é supervisor de helpdesk das 9h às 17h, quando não pode dar tanta atenção ao "trabalho voluntário".
Mas, nas horas de pico, até 0h, está sempre on-line, monitorando o que outros usuários informam.
Foi assim que descobriu, antes de sites noticiosos, que havia tido uma colisão entre trens da Linha Vermelha, que resultou em 49 feridos, em maio.
Também divulgou antes o início e o fim da greve dos metroviários.
Fonte: Folha de S. Paulo, 15 de julho de 2012