O órgão irá sugerir a especificação dos conteúdos do curso teórico de acordo com a habilitação pretendida, o aumento da carga horária das aulas práticas e teóricas e a adição de categoria, bem como a realização de uma etapa do curso e da prova prática de direção em via pública.
"Esse espaço de formação, como uma característica diferenciada, é sem dúvida nenhuma, no nosso entender, um elemento importante para a redução de acidentalidade, como aconteceu em outros países", justifica o diretor-presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos.
A proposta prevê que a carga horária de aulas práticas para categoria A (para motos) passaria de 20h/aula para 30h/aula, sendo que 10h/aula deverão ser realizadas em via pública.
Também serão sugeridas alterações na idade mínima para transporte de crianças em motocicletas de 7 para 10 anos, regulamentação do uso de equipamentos para condutor de motocicletas previsto no CTB, como o acréscimo de roupas de proteção ou outros itens, além da retomada da discussão sobre as regras do tráfego de motos entre os veículos.
As alterações foram baseadas em um estudo dos acidentes envolvendo motocicletas no estado. A pesquisa detectou que os condutores com até três anos de carteira, que representam 13% do total de habilitados na categoria, são 39% dos envolvidos em acidentes com vítimas fatais no período de 2007 a 2011.
Para que sejam implementadas, as mudanças precisam de aprovação na Câmara dos Deputados. Após isso, será necessária uma nova redação de diversos artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Fonte: portal G1, 12 de julho de 2012