Parking News

Os veículos elétricos vieram para ficar e quem não se preparar para atender às necessidades do consumidor pagará mais tarde o preço da decisão. Pensando assim, é que a BMW já rodou mais de 16 milhões de quilômetros testando os seus carros elétricos e híbridos. Este número foi revelado pelo diretor presidente da BMW, Henning Dornbusch, durante apresentação no Fórum Global em Mobilidade Elétrica, organizado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Eletrobrás Furnas, Coppe UFRJ, Organizações das Nações Unidas, entre outros colaboradores. A reportagem é de Evaldo Costa, presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil e especialista em Carros Verdes.
Hoje em dia, a população possui muito mais consciência ecológica do que há 40 anos. Além disso, o consumidor está ávido por inovação. Por isso, precisamos estar prontos para oferecer conectividade dentro e fora do carro. Acredita-se que, em breve, o motorista poderá saber, usando o seu aparelho celular, a melhor forma de chegar ao local desejado. Assim, caso descubra, por exemplo, que o Metrô é a melhor opção, poderá também identificar a estação e o estacionamento com vaga disponível mais próximo de onde está. Então, poderá estacionar o carro e seguir tranquilamente o seu trajeto, ganhando tempo e comodidade.
Apesar de diagnosticar a Ásia, América do Norte e Europa como as regiões que mais possuem chances de dominar o mercado de veículos elétricos (VE), Dornbusch diz que a melhor tecnologia do carro elétrico não se dará por país ou região, mas sim por fabricante. Para ele, regiões como Rio e São Paulo têm grande potencial para explorar este mercado.
Em seu ponto de vista, o VE irá se desenvolver por aqui à medida que houver regulamentação do governo, investimento em infraestrutura, benefícios adequados para os consumidores e desenvolvimento de fornecedores de classe global que, atualmente, estão na Ásia, América do Norte e Europa. Ele considera que a BMW está madura com relação à tecnologia do VE, pois o primeiro MINI elétrico foi produzido em 2008 e seguiu para as ruas em 2009. De lá pra cá, já foram realizados testes em dez locais, seis países, três continentes, com mais de 15 mil pessoas, 430 famílias, 14 empresas frotistas, 15 institutos e laboratórios de pesquisas foram envolvidos e 16 milhões de quilômetros já foram rodados durante os testes.
Atualmente, a marca MINI conta com um modelo elétrico e a BMW conta com o Active E, lançado em 2011. Em 2013, será lançado o BMW i3, que é totalmente elétrico. A marca bávara está em fase de escolha de local para construir a primeira fábrica no Brasil e isso não é novidade, afirma Dornbusch. Ele não revelou o local onde deverá funcionar a planta da empresa, mas deixou escapar que o Sul do país possui muitas chances.
Fonte: site Carsale, 25 de junho de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

TJ dá decisão contra Prefeitura (12/07/2012)

A Prefeitura sofreu outra derrota judicial em sua proposta de padronizar talões de valet. O Tribunal de Justiça manteve decisão que isenta uma empresa de comprar antecipadamente cartões da Secretaria (...)

TJ mantém decisão contra cupons (13/07/2012)

A Prefeitura perdeu mais uma etapa da batalha pela obrigação de empresas de valets a utilizarem os cupons emitidos pela administração municipal. Mais uma vez, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo (...)

Fluxo de veículos leves em rodovias com pedágio cresce 0,6% em junho (10/07/2012)

O fluxo de veículos leves em rodovias com pedágio cresceu 0,6% em junho, na comparação com o segundo mês do ano, considerando dados dessazonalizados, conforme aponta levantamento da ABCR