Quatro endereços já têm essas câmeras especiais instaladas. Elas foram cedidas por um fabricante americano em caráter de teste. Dependendo dos resultados, segundo a CET, os equipamentos poderão ser instalados em mais pontos da cidade.
Nesta primeira etapa dos testes, diz a CET, está sendo feito a análise da durabilidade das câmeras e da qualidade da imagem captada. Ainda não há data para que tenha início o teste com as demais características do sistema.
Esse tipo de equipamento já é usado em diversas cidades do mundo. Uma das funções mais conhecidas é detectar batidas de carros ou capotamentos dentro de túneis para, assim, acionar as equipes de socorro com maior rapidez - um alarme informa esse tipo de situação para os agentes. No monitoramento convencional, um agente é encarregado de analisar as imagens. Como em geral ele tem mais de um monitor para vigiar, o tempo para notar um problema desses pode ser maior.
A CET não diz quando os testes vão terminar. Por enquanto, estão no cruzamento das Avenidas 9 de Julho com Brasil, Giovanni Gronchi com Morumbi, na Praça Dom Gastão Liberal Pinto, na zona sul, e na frente do portão 2 da Cidade Universitária, na zona oeste.
Especialistas em transporte elogiam a iniciativa, mas fazem ressalvas. "É uma vantagem, principalmente para adotar medidas a serem tomadas nos casos de acidente de trânsito, como bloqueio de faixas. Agora São Paulo tem outras necessidades, como controladores semafóricos mais inteligentes para dar maior fluidez ao tráfego e esgotar menos os motoristas", diz o professor da USP Claudio Barbieri da Cunha.
Funções são escolhidas segundo o local
As câmeras inteligentes que estão sendo testadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não deverão ter todas as funções possíveis em funcionamento em todos os aparelhos. A ideia é que cada local tenha adaptado um tipo de monitoramento especial, de acordo com as características da via.
Por exemplo: na Praça Dom Gastão Liberal Pinto, que é um largo adensado e inclui quatro vias de trânsito intenso (Santo Amaro, São Gabriel, Rua Joaquim Floriano e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no Itaim-Bibi, zona sul), o sistema deverá fazer a contagem de veículos e ajudar na identificação dos diferentes fluxos que se formam ao redor da praça. A medida pode ajudar no planejamento dos engenheiros de tráfego.
Já no cruzamento das Avenidas 9 de Julho e Brasil, que tem semáforos inteligentes, "a câmera servirá para alimentar o controlador do semáforo com informações de fluxo, auxiliando assim na programação inteligente dos tempos de verde", segundo a CET informa, em nota.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de julho de 2012