Segundo o G1, o sistema funcionará por um mês junto com os parquímetros já existentes para que os motoristas se adaptem. Primeiramente, o motorista deverá fazer um cadastro na internet, informando dados pessoais e do veículo. Após o cadastramento, ele poderá adquirir os créditos para estacionamento.
Quando quiser parar o carro em uma das vagas de Zona Azul, o condutor deve ligar para o portal de voz do sistema, no telefone (11) 4063-1929 ou 2626-7361, e ativar o tíquete virtual. A placa ficará registrada no sistema e será emitido um comprovante virtual.
A fiscalização será feita pelos agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito, que terão um minicomputador de mão para realizar o levantamento da atual situação do veículo estacionado. Deste modo, não será necessário deixar nenhum papel no carro.
Além da internet, os créditos podem ser comprados em pontos de venda. A operação começou no bairro Bom Clima, onde foram instalados quatro pontos. Na internet, a compra pode ser feita com cartão de crédito. Na rede de comércio credenciada, utilizando a forma de pagamento que o estabelecimento aceitar.
É possível ativar o tíquete de estacionamento por períodos que variam de 30 minutos a 2 horas. É possível renovar o tempo de estacionamento pelo telefone, sem precisar voltar ao carro. Até setembro, a prefeitura espera ter 73 pontos de venda na cidade - 68 deles na região central.
Fonte: portal G1, 13 de julho de 2012