Parking News

Não é assim tão ruim... Comparado a outras grandes cidades do planeta, o trânsito de São Paulo ficou em sexto lugar entre os mais irritantes do mundo. A conclusão está nos resultados do Global Commuter Pain Index (índice global de irritação no transporte), uma pesquisa realizada pela IBM, em 20 cidades de seis continentes. Foram ouvidos 8.192 motoristas, que falaram sobre temas como tempo que gastam para ir de casa ao trabalho e vice-versa, a irritação causada pelo tráfego e o tempo total que passam diariamente dentro de seus carros. As informações foram divulgadas pelo site Autoestrada.
Algumas cidades com fama de cronicamente engarrafadas, como Los Angeles, Nova York e Londres, surpreenderam por sua colocação. Segundo a análise da pesquisa, isto se deve ao seu ritmo de crescimento constante e relativamente lento, que permite a adaptação gradual ao maior número de veículos nas ruas.
Ritmo do crescimento
Por outro lado, as cidades que mais se destacaram negativamente, entre elas Pequim, Moscou, Cidade do México e Johanesburgo, têm em comum o acelerado ritmo de crescimento, tanto populacional como da frota circulante. Em Pequim, segundo dados da prefeitura local, o número de carros aumentou nada menos que 23,8% apenas nos primeiros quatro meses deste ano.
Não é por acaso, pois, que 95% dos motoristas que participaram da pesquisa na capital chinesa afirmam que o trânsito afeta sua saúde, contra 57% na média de todas as cidades pesquisadas.
Segundo Naveen Lambda, que chefia a área da IBM dedicada ao estudo de transportes inteligentes, as soluções tradicionais, como construir mais avenidas e estradas, não conseguirão ser mais rápidas que o crescimento do tráfego nas cidades que crescem com maior rapidez. "Para evitar um colapso nos sistemas de transporte são necessárias soluções múltiplas e simultâneas." A IBM desenvolve sistemas de administração de trânsito.
Outras constatações da pesquisa: 49% dos motoristas ouvidos acham que o trânsito piorou nos últimos três anos, 87% têm ficado presos no trânsito por períodos de mais de uma hora e 31% já enfrentaram congestionamentos tão grandes a ponto de desistirem de prosseguir e retornar para o ponto de partida.
Entre as cidades pesquisadas, o melhor trânsito é o de Estocolmo, na Suécia, quase empatada com as colocadas em segundo lugar, Houston, no estado americano do Texas, e Melbourne, na Austrália.
Fonte: site Autoestrada, 21 de julho de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Promotor quer regular guardadores (21/07/2010)

O Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito para apurar a atuação de flanelinhas nas ruas da capital, bem como todas as ações da Prefeitura e da Polícia Militar para coibir o problema. O órg (...)

O país das motos (25/07/2010)

"O office-boy virou motoboy. O transporte público se rendeu ao mototáxi. O jegue deu lugar à moto. E, para escapar de engarrafamentos ou de ônibus caros, lentos e desconfortáveis, muita gente decidiu (...)

Avanço de sinal cresce 9% em SP (25/07/2010)

O número de multas emitidas pela CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) por avanço de sinal vermelho na cidade de São Paulo aumentou 9%: de 307 mil em 2008 para 333 mil em 2009. Segundo a NHTSA ( (...)

minui roubo de carros no DF (22/07/2010)

Entre janeiro e maio deste ano foram furtados mais de 4 mil veículos. As cidades com mais ocorrências são Brasília, Taguatinga e Ceilândia. O programa DFTV teve acesso aos números inéditos da Polícia (...)


Seja um associado Sindepark