Algumas cidades com fama de cronicamente engarrafadas, como Los Angeles, Nova York e Londres, surpreenderam por sua colocação. Segundo a análise da pesquisa, isto se deve ao seu ritmo de crescimento constante e relativamente lento, que permite a adaptação gradual ao maior número de veículos nas ruas.
Ritmo do crescimento
Por outro lado, as cidades que mais se destacaram negativamente, entre elas Pequim, Moscou, Cidade do México e Johanesburgo, têm em comum o acelerado ritmo de crescimento, tanto populacional como da frota circulante. Em Pequim, segundo dados da prefeitura local, o número de carros aumentou nada menos que 23,8% apenas nos primeiros quatro meses deste ano.
Não é por acaso, pois, que 95% dos motoristas que participaram da pesquisa na capital chinesa afirmam que o trânsito afeta sua saúde, contra 57% na média de todas as cidades pesquisadas.
Segundo Naveen Lambda, que chefia a área da IBM dedicada ao estudo de transportes inteligentes, as soluções tradicionais, como construir mais avenidas e estradas, não conseguirão ser mais rápidas que o crescimento do tráfego nas cidades que crescem com maior rapidez. "Para evitar um colapso nos sistemas de transporte são necessárias soluções múltiplas e simultâneas." A IBM desenvolve sistemas de administração de trânsito.
Outras constatações da pesquisa: 49% dos motoristas ouvidos acham que o trânsito piorou nos últimos três anos, 87% têm ficado presos no trânsito por períodos de mais de uma hora e 31% já enfrentaram congestionamentos tão grandes a ponto de desistirem de prosseguir e retornar para o ponto de partida.
Entre as cidades pesquisadas, o melhor trânsito é o de Estocolmo, na Suécia, quase empatada com as colocadas em segundo lugar, Houston, no estado americano do Texas, e Melbourne, na Austrália.
Fonte: site Autoestrada, 21 de julho de 2010