Segundo a Agência Estado, os Estados onde o etanol estava competitivo eram Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Em Alagoas e no Rio Grande do Norte era indiferente a utilização de álcool ou gasolina no tanque. Nos demais dez Estados, a gasolina seguia competitiva.
No Estado de São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol do País, o combustível apresentava a maior vantagem. Considerando o preço médio da gasolina de R$ 2,399 por litro, o etanol hidratado é competitivo até R$ 1,679 e, na média da ANP, o preço em São Paulo ficou em R$ 1,349 por litro, 19,66 % abaixo do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol.
Na semana, os preços do etanol subiram 4,5% no Estado de São Paulo. A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina.
Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol estava em 56,23% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). No Paraná, a relação era de 56,70%, em Goiás de 57,50%, em Mato Grosso de 58,86% e em Mato Grosso do Sul de 64,67%. A gasolina estava vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 82,47% do valor da gasolina) e no Acre (82,33%).
Fonte: Agência Estado, 24 de julho de 2010