Parking News

A inspeção veicular ambiental da cidade de São Paulo adota padrões diferentes de exigência segundo o tipo de carro e o ano de fabricação. Isso faz com que veículos mais novos e menos poluidores sejam reprovados, enquanto outros mais velhos e classificados como mais poluentes passem no teste. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, essa diferenciação costuma provocar surpresa - e muita irritação - em vários motoristas na hora do exame.
Foi o caso do empresário Sérgio da Silva Oliveira, reprovado duas vezes na inspeção de sua Mercedes 350 ML blindada. O limite de emissão do carro modelo 2007 é de 0,3% de poluentes. Mas, apesar de ter passado por regulagens antes da vistoria, o carro emitia 0,4%.
"Passou uma Kombi caindo aos pedaços antes de mim, cujo limite é 6. Ela polui muito mais do que o meu carro, que usa uma tecnologia de ponta", queixa-se Oliveira, para quem a qualidade da gasolina vendida na cidade prejudicava o resultado. Na terceira inspeção, a Mercedes foi, enfim, aprovada, depois de uma regulagem para uso de combustível de alta octanagem.
Já Geraldo Amaro de Araújo, dono de um Monza 93 movido a gasolina - que pertence à categoria que mais polui -, conseguiu aprovação sem problemas. "Olho sempre o carburador, faço a manutenção, troco o óleo. Não acho que meu carro polua tanto. Tem veículo novo por aí que suja mais o ar." Ele só tira o Monza da garagem para dar algumas voltas no Grajaú, zona sul.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de julho de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Promotor quer regular guardadores (21/07/2010)

O Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito para apurar a atuação de flanelinhas nas ruas da capital, bem como todas as ações da Prefeitura e da Polícia Militar para coibir o problema. O órg (...)

O país das motos (25/07/2010)

"O office-boy virou motoboy. O transporte público se rendeu ao mototáxi. O jegue deu lugar à moto. E, para escapar de engarrafamentos ou de ônibus caros, lentos e desconfortáveis, muita gente decidiu (...)

Avanço de sinal cresce 9% em SP (25/07/2010)

O número de multas emitidas pela CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) por avanço de sinal vermelho na cidade de São Paulo aumentou 9%: de 307 mil em 2008 para 333 mil em 2009. Segundo a NHTSA ( (...)

minui roubo de carros no DF (22/07/2010)

Entre janeiro e maio deste ano foram furtados mais de 4 mil veículos. As cidades com mais ocorrências são Brasília, Taguatinga e Ceilândia. O programa DFTV teve acesso aos números inéditos da Polícia (...)


Seja um associado Sindepark