Se o veículo tiver motor bicombustível e o motorista optar por rodar apenas com álcool, ou mais da metade de álcool, é fundamental manter o reservatório de partida a frio, ou seja, o tanquinho de gasolina que vai no compartimento do motor, sempre cheio com gasolina. E, não custa lembrar, este reservatório deve estar sempre limpo.
Muitas vezes esse compartimento junta sujeira e deixa de funcionar corretamente, por isso é importante verificar o estado desse reservatório periodicamente. O injetor de gasolina faz muita falta nas partidas durante o inverno. Esse mesmo cuidado serve para os veículos movidos apenas a álcool. Nos carros movidos a gasolina ou nas versões a diesel, não muda nada.
Nas regiões onde o frio é mais intenso, é bom verificar também se a quantidade de aditivo do sistema de arrefecimento está correta. Se for o caso de frio rigoroso, é importante adicionar um anticongelante. Essas dicas valem para qualquer automóvel, independente do tipo de combustível utilizado. Para ter mais informações sobre a especificação do aditivo e quantidade a ser aplicada, só mesmo verificando o manual do veículo.
Um serviço que pouca gente se preocupa em fazer é a limpeza do sistema de arrefecimento. Nessa revisão, todo o líquido do radiador é esgotado e depois completado com a adição de novo fluído. O sistema passa por uma verificação de vazamentos que podem comprometer a vida útil do motor. Esse é um serviço recomendado a cada dois anos.
Cuidados com a bateria
O componente que mais sofre no inverno é sem dúvida a bateria, uma vez que as partidas são mais difíceis e podem levar mais tempo. Para facilitar o trabalho da bateria, procure não dar a partida do motor com algum acessório elétrico ligado, como faróis, som, luzes internas, ar-condicionado ou mesmo o ventilador.
A manutenção da bateria é simples e não requer muito esforço. O importante é manter os conectores dela sempre limpos e bem apertados. Também é importante verificar o nível da água naqueles modelos que não são selados e, se for o caso, completar com água específica para bateria, do tipo destilada. Se a bateria do carro alguma vez apresentou pane, ou seja, o carro não pegava na partida e foi necessária uma recarga, é bom levar a bateria para fazer um teste. Se ela estiver em ordem, é importante fazer uma inspeção no sistema elétrico para averiguar o funcionamento do alternador, componente responsável por carregar a bateria.
Nos carros um pouco mais antigos, cujo motor é equipado com carburador, é importante durante os dias mais frios manter o afogador puxado por mais tempo, a fim de se obter a temperatura de funcionamento mais rápido. Também é interessante dar uma examinada nas mangueiras do sistema de arrefecimento, verificando o estado geral, mas principalmente se não existem pontos de ressecamento.
Sempre é bom lembrar que, como o motor tem uma faixa ideal de temperatura para seu bom funcionamento, em condições de inverno leva-se mais tempo para se alcançar esse estágio. Assim, o condutor não deve exigir maiores esforços do motor, principalmente nos primeiros minutos de funcionamento. Motor, câmbio, transmissão, suspensão e os freios demoram mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento. Assim, é bom não abusar.
Para aqueles automóveis que possuem ar-condicionado, é importante não esquecer de ligá-lo ao menos uma vez por semana durante, no mínimo, por cinco minutos.
Como a época também é de pegar uma estrada, não esqueça de conferir o estado das palhetas do limpador de pára-brisa. A chuva e a garoa são comuns, principalmente em trechos de serra, e com o frio e acúmulo de sujeira que fica impregnada nas palhetas, a borracha resseca e não cumpre seu papel de varrer a água do vidro. Também não esqueça de completar o reservatório do esguicho antes de ligar o limpador. É bom esguichar alguns jatos de água para melhorar o contato da borracha com o vidro. No mais, é só curtir a paisagem.
Fonte: portal G1, 26 de julho de 2009