Parking News

A impunidade só aumenta a dor de quem perdeu parentes e amigos em acidentes. As autoridades discutem a necessidade urgente de mudar as leis para punir com mais rigor motoristas que causam acidentes graves de trânsito. Hoje os processos são tão demorados que o crime prescreve antes que o infrator seja punido. Por todo o País, mais de 460 mil acidentes. Nas capitais, mais de cem mil vítimas e sete mil mortos, segundo reportagem do programa Bom Dia Brasil.
As colisões provocam o maior número de vítimas nas capitais brasileiras, seguidas pelos atropelamentos. São Paulo, com a maior frota do País, tem o maior número de casos. Mas, quando se compara o total de acidentes com o total da população, outras cidades assumem a liderança neste triste ranking: Campo Grande, Boa Vista, Goiânia, Palmas e Curitiba têm as maiores taxas de mortes no trânsito por grupo de cem mil habitantes.
Foi em Curitiba que o ex-deputado estadual Fernando Carli Filho bateu em alta velocidade em um automóvel que cruzava uma avenida. Os dois ocupantes do carro atingido morreram na hora. Carli Filho estava com a carteira vencida e, de acordo com o exame de sangue, tinha bebido antes de dirigir. O ex-deputado responde ao processo em liberdade.
A impunidade não é só uma sensação. É fato, de acordo com juízes e desembargadores. O índice de condenação por crimes de trânsito é muito baixo e uma das explicações para isso está na própria lei. O prazo que o Estado tem para julgar e punir um culpado é considerado curto. Quando prescreve, o réu está absolvido.
No caso de homicídio culposo, por exemplo, o prazo é de oito anos. Se o crime for lesão corporal culposa, o tempo é ainda menor: quatro anos.
A maioria dos mortos em acidentes de trânsito tinha uma grande quantidade de álcool no sangue. Entre as mulheres que morreram em acidentes, 70% tinham mais álcool no sangue do que o permitido por lei.
No ano passado, com a regulamentação da Lei Seca, o número de internações caiu 28% em todo o País.
Fonte: Bom Dia Brasil, 21 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Dnit anuncia que vai religar radares (21/07/2009)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, dia 21 de julho, que vai religar os dez radares do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A medida atende a uma determinação da Ju (...)

Projeto tira pontos de multa leve (22/07/2009)

Motoristas que cometem infrações consideradas leves pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) continuarão tendo de pagar multa, mas ficarão livres da pontuação - três pontos a cada ocorrência - em suas (...)

Prefeitura proíbe vans no Centro (22/07/2009)

As restrições anunciadas para a circulação de ônibus fretados na capital valerão também para vans que transportam nove ou mais passageiros. Segundo a Prefeitura, esses veículos - e não somente os ônib (...)

Redes de estacionamentos contratam 375 (26/07/2009)

As redes de estacionamentos estão com 375 oportunidades abertas para manobristas. As empresas pretendem contratar os novos funcionários nos próximos dias. As ofertas são para todas as regiões da Capit (...)


Seja um associado Sindepark