A estação Imigrantes do Metrô, por exemplo, receberá 7,5 mil pessoas a mais por dia. A estação Parada Inglesa, na Zona Norte, deverá receber outras 7 mil pessoas. A estação Vila Madalena, destino do menor contingente de passageiros dos fretados, terá 500 pessoas a mais, de acordo com a projeção da Prefeitura.
A fiscalização vai envolver 474 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e 128 da Secretaria Municipal de Transportes, além do apoio de cinco guinchos. Mas antes da multa de R$ 3,4 mil e apreensão dos veículos os motoristas serão orientados a obedecer a nova rota oficial.
A Prefeitura vai distribuir 50 mil folhetos e 114 faixas pela cidade, além de destacar uma equipe exclusiva para atender dúvidas sobre fretamento pelo telefone gratuito 1188.
Haverá pontos de embarque e desembarque para os fretados nas estações do Metrô Parada Inglesa, Conceição, Barra Funda, Brás, Vila Madalena, Sumaré e Imigrantes. Os passageiros de fretamento na região da Avenida Nações Unidas terão desembarque nas estações da CPTM Pinheiros, Hebraica, Cidade Jardim, Berrini e Morumbi.
As empresas poderão pedir autorização para fazer viagem ponto a ponto, desde que tenham lugar para parar. O traçado, entretanto, terá de ser previamente combinado e será acompanhado por GPS, conectado ao sistema Olho Vivo, da SPTrans.
A Zona de Máxima Restrição de Fretamento é limitada pela Marginal Pinheiros, Avenidas Roque Petroni Jr., Vereador José Diniz, Bandeirantes, Professor Abraão de Morais, Ricardo Jafet, Tereza Cristina, do Estado, Ruas Sérgio Tomás, Marquês de São Vicente, Avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI, Rua Teodoro Sampaio e Avenida Prudente de Morais. Os ônibus poderão circular por estas vias.
Congonhas e Via Funchal
A portaria prevê que não é possível parar nestas vias, mas abriu duas exceções. Haverá um traçado que permite uma chegada melhor ao aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, e uma parada na Rua Alvorada para que os fretados possam parar para embarque e desembarque dos trabalhadores da região da Rua Funchal e Vila Olímpia.
Linhas especiais
O número de linhas para atender os passageiros de ônibus fretados passou de sete para 11. As linhas funcionarão das 5h às 9h e das 16h30 às 21h, com 106 veículos no total.
Fonte: portal G1, 23 de julho de 2009