Parking News

Elaboradas para aumentar a velocidade do transporte público, as faixas preferenciais de ônibus (o BRS - Bus Rapid System) estão sendo invadidas por táxis sem passageiros, contrariando a legislação. Em apenas uma hora de observação, das 17h45 às 18h45, a equipe do DIA flagrou 137 táxis ?livres? trafegando pelo corredor BRS da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul.
Além disso, neste mesmo período, foram flagrados três taxistas apanhando passageiros dentro das pistas separadas pela linha azul contínua. Pelas normas da prefeitura, os táxis não podem trafegar vazios e nem pegar ou deixar passageiros nos corredores BRS. Entretanto, a fiscalização deixa a desejar. Em todo o período em que a equipe do DIA permaneceu na via não encontrou agentes da Guarda Municipal, que são os responsáveis por reprimir essas infrações.
Na Zona Norte, também é comum ver um verdadeiro desfile de táxis sem passageiros na única faixa do BRS da Marechal Rondon, que liga os bairros do Méier e Maracanã, também sem presença dos agentes. Na opinião do gerente de Políticas Públicas do ITDP (sigla em inglês para Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), Pedro Torres, mesmo que o táxi tenha um papel complementar na mobilidade urbana, os veículos não devem atrapalhar o transporte coletivo.
O trabalho de fiscalização dos agentes é dificultado pelos vidros escuros de muitos veículos, que impedem a visibilidade do interior do automóvel. Além disso, principalmente durante o dia, é difícil notar a luz indicativa de que o táxi está livre, no teto do veículo.
O professor de Engenharia de Transportes da UFRJ Paulo Cezar Ribeiro avalia, no entanto, que a exclusão do táxi da faixa preferencial do ônibus é delicada. ?É difícil ser categórico, pois, se o táxi passar a trafegar na pista comum, o usuário pode migrar para o veículo particular, já que perderá o diferencial?, explicou.
Fonte: O Dia (RJ), 4 de fevereiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faixa em viaduto trava Pacaembu (29/01/2014)

Inaugurada no fim do ano passado, a faixa exclusiva de ônibus no Viaduto Pacaembu, zona oeste de São Paulo, tem causado transtornos até para os coletivos, em horários de maior movimento. Carros que sa (...)

Mais trapalhadas das faixas (31/01/2014)

A cada dia surgem novos sinais de que a implantação - aos trancos e barrancos - de mais de 300 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, no curto espaço de um ano, está muito longe de ser a maravilh (...)

Vendas esfriam no fim de janeiro (28/01/2014)

Depois da primeira quinzena aquecida, com média de 15,2 mil emplacamentos por dia útil, as vendas de veículos leves esfriaram na segunda metade de janeiro e na última semana o ritmo caiu para 11,8 mil (...)


Seja um associado Sindepark