Além de incluir o sábado, a proposta prevê antecipar o fechamento à noite e postergá-lo de manhã, ambos em 30 minutos.
O projeto, encabeçado pelos vereadores Nabil Bonduki, Police Neto e Toninho Vespoli, será apresentado nesta semana na Câmara Municipal, quando a casa volta do recesso legislativo.
Se aceita em votação, passará pela sanção do prefeito Fernando Haddad. Desde 1996, uma lei ? de autoria de José Eduardo Cardozo, hoje ministro da Justiça e na época vereador r? determina os horários e dias em que o local permanece fechado.
Nos períodos livres de carros, o Minhocão vira uma grande área de lazer: é comum encontrar moradores andando, pedalando ou brincando na estrutura que mede 2,8 km.
No fundo, a ideia do projeto, dizem os vereadores, é preparar o terreno para que a estrutura, inaugurada há 43 anos, seja definitivamente desativada no futuro.
A partir daí existem duas opções: implodi-lo ou transformá-lo em um parque elevado.
Para o especialista em engenharia urbana Luiz Célio Bottura, fechar o Minhocão aos sábados é uma ideia viável. "Não é o dia mais pesados no trânsito. A princípio, acho que não atrapalharia os motoristas."
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em nota, informa que ainda não possui um estudo sobre o impacto que a medida causaria ao trânsito, mas ressalta: "O fluxo de veículos que circulam na cidade no sábado também é intenso."
Fonte: UOL, 3 de fevereiro de 2014