?A faixa foi criada para dar prioridade à circulação dos ônibus e regularizar o cumprimento dos horários. Uma das principais reclamações dos passageiros é quanto aos atrasos. A velocidade dos coletivos deve aumentar de 18 km/h para 25 a 30 km/h?, explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Diariamente são transportados cerca de 112 mil passageiros em 31 linhas que trafegam no sentido cidade.
Desde ontem, agentes de trânsito fazem a fiscalização e podem autuar os veículos que invadirem a faixa. Os carros flagrados serão multados em R$ 53,20, numa infração considerada leve (três pontos na carteira de habilitação). Depois serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica.
Os carros só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa. A Rua Cosme Viana, em Afogados, já possui a faixa.
A expectativa da CTTU é de que mais 11 locais recebam a faixa até junho. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros destinados aos ônibus. Serão contempladas as avenidas Recife, Beberibe, Abdias de Carvalho, Domingos Ferreira, Herculano Bandeira, Conselheiro Aguiar, Antônio de Góis, Visconde de Albuquerque, a Rua Cônego Barata, a Estrada dos Remédios e a Estrada Velha de Água Fria.
Fonte: Diário de Pernambuco ? Recife, 29 de janeiro de 2014