Um levantamento feito pelo G1 revela que o 49° Distrito Policial (DP), em São Mateus, na Zona Leste, encabeça o ranking de roubos e furtos de carros entre os 93 DPs paulistanos, com 2.907 registros no ano passado.
Já o 98° DP, no Jardim Miriam, Zona Sul da capital, teve o maior número de carros recuperados no ano passado: 2.353. São Mateus aparece logo atrás, com 2.324. Para fazer o mapeamento, a secretaria considera a delegacia em que o boletim de ocorrência (BO) foi registrado.
Ocorrências
A média de crimes desse tipo na capital foi de 11 por hora em 2013. Na quarta-feira (29), no 49° DP, o G1 presenciou, em menos de 60 minutos, o registro de BO por roubo de dois carros. Um adolescente de 14 anos foi detido. Um empilhador e um cineasta, que preferiram não se identificar, foram ao local para aguardar a liberação de seus veículos.
Bairro limítrofe
O professor de tecnologia mecânica e presidente da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de São Mateus, José Moreno Ramirez, acredita que a região não é a mais problemática da capital, apesar da estatística.
"Fazemos divisa com cidades como Santo André [no ABC paulista] e Mauá [na Grande São Paulo]. Muitos carros encontrados em São Mateus foram roubados em Santo André, por exemplo. Por isso, os índices crescem. Ouço muitos relatos de policiais dizendo que o criminoso rouba um carro para voltar para casa. Depois, esse veículo é encontrado sem o aparelho de som ou o estepe. O problema da criminalidade não é só de São Mateus. É da nossa pátria", disse Ramirez.
Combate a roubos e furtos
Em nota, a SSP afirmou que adota medidas para combater os roubos e furtos de veículos na capital, como a Lei dos Desmanches, que endurece as exigências para venda de peças usadas, e o leilão de veículos apreendidos para liberar os pátios paulistanos.
"Desde setembro, as polícias da capital também contam com o Ragisp (Relatório Analítico Gerencial de Inteligência de Segurança Pública), um mapa do crime que aponta os principais pontos de incidência de ocorrências", informou a secretaria.
"Além disso, foi implantada neste mês a bonificação de até R$ 8 mil por ano para os policiais militares, civis e técnico-científicos que contribuírem para a redução dos índices de criminalidade, entre eles o roubo e o furto de veículos", disse a nota.
Fonte: portal G1, 3 de fevereiro de 2014