Parking News

O número de multas aplicadas por infrações de trânsito no estado de Goiás aumentou quase 15% em 2013, na comparação com o ano anterior. No total, foram 3.693.175 autuações, contra 3.222.606 de 2012, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO). Só na capital, foram registradas quase 1,5 milhão de multas, sendo que 1.281.478 foram por excesso de velocidade.
De acordo com o Detran, três fatores contribuíram para a alta do índice de autuações. ?Um deles é o aumento da frota, que passa de 3 milhões no estado. Também subiu o número de radares fixados nas ruas da cidade. E, por fim, também existe a questão da falta de educação, pois alguns motoristas insistem em desrespeitar as leis?, afirma o diretor de Operações do órgão, tenente-coronel Márcio Vicente.
Em Goiânia, além do excesso de velocidade, as infrações mais comuns em 2013 foram: transportar crianças fora das normas de segurança (108.525), ultrapassar o sinal vermelho ou parada obrigatória (108.088) e dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (46.825).
No interior do estado, a situação não é diferente. Na BR-060, em Jataí, a Polícia Rodoviária Federal flagrou no fim de 2013 carros rodando a 107 km/h, em um trecho em que a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Em Anápolis, o excesso de velocidade é ainda maior, com motociclistas flagrados a até 300 km/h.
Com tanto desrespeito às leis, especialistas acreditam que só as multas não são suficientes para mudar os comportamentos. ?Seria necessário equipar mais, implantar mais programas de educação para o trânsito. Difundir o comportamento positivo, ao invés de focar todas as atenções nas multas. Elas são necessárias, mas não podem ser a única opção?, diz a especialista em psicologia de trânsito, Gardênia Lemos.
Quem encara o trânsito todos os dias sabe que a pressa está longe de ser a melhor aliada. ?Educação é fundamental. Os motoristas precisam levantar 15 minutos mais cedo e seguir a viagem sem estresse?, diz o motorista Luismar de Almeida.
Fonte: portal G1, 3 de fevereiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faixa em viaduto trava Pacaembu (29/01/2014)

Inaugurada no fim do ano passado, a faixa exclusiva de ônibus no Viaduto Pacaembu, zona oeste de São Paulo, tem causado transtornos até para os coletivos, em horários de maior movimento. Carros que sa (...)

Mais trapalhadas das faixas (31/01/2014)

A cada dia surgem novos sinais de que a implantação - aos trancos e barrancos - de mais de 300 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, no curto espaço de um ano, está muito longe de ser a maravilh (...)

Vendas esfriam no fim de janeiro (28/01/2014)

Depois da primeira quinzena aquecida, com média de 15,2 mil emplacamentos por dia útil, as vendas de veículos leves esfriaram na segunda metade de janeiro e na última semana o ritmo caiu para 11,8 mil (...)


Seja um associado Sindepark