Parking News

São Paulo pode ganhar ainda neste ano um mapa de rotas para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Um convênio entre a Secretaria Municipal de Esportes e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) deve ser assinado em dez dias para iniciar o projeto - hoje em análise jurídico-financeira - que inclui levantamento dos melhores trajetos, um site com as rotas e o acompanhamento de ciclistas por monitores, informou o jornal Estado de S. Paulo.
O mapeamento vai traçar rotas adequadas ao deslocamento do ciclista, por serem mais tranquilas e seguras. Aspectos como aclives e sentidos da rua, infraestrutura de transporte - estações de metrô, trem e corredores de ônibus - e o plano cicloviário serão avaliados.
O projeto também pretende identificar equipamentos públicos e privados, locais de estacionamento e empréstimo de bicicletas, além de sugerir roteiros culturais.
O secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, que deixou o cargo dia 2 de abril para concorrer ao Legislativo estadual, afirmou que são duas propostas e a ideia é ter o projeto implantado até o fim do ano.
Para traçar as rotas, ciclistas experientes percorrerão as ruas com aparelhos GPS e pesquisadores do Cebrap usarão técnicas de geoprocessamento para cruzar informações do território - rotas, equipamentos ou áreas de maior incidência de acidentes - e desenhar o mapa. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da pesquisa Origem-Destino, feita pelo Metrô em 2007, também serão considerados. Segundo o balanço, são cerca de 300 mil viagens diárias de bicicleta na região metropolitana. Na pesquisa anterior, de 1997, eram 160 mil.
Os mapas serão produzidos e distribuídos nos postos de empréstimo de bikes e grupos de cinco ou mais pessoas poderão agendar percursos com monitores. O serviço, conhecido como Bikebus, já funciona na Austrália, por exemplo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vereadores aprovam rotativo em Mauá (31/03/2010)

Por 12 votos a 4, a Câmara de Mauá (SP) aprovou dia 30 de março o projeto que autoriza abertura de licitação para terceirizar o serviço de estacionamento em vias públicas, conhecido por Zona Azul. Par (...)

Paes determina faxina nas Jaris (31/03/2010)

O prefeito Eduardo Paes determinou dia 30 de março o afastamento de todos os integrantes das Juntas Administrativas de Recursos de Infração (Jari) do município que "insistiram em indeferir" recursos c (...)

Multas não podem mais ser parceladas (31/03/2010)

Depois do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), agora é o Detran que vai exigir o pagamento de multas de trânsito à vista. O fim do parcelamento vale também para as penalidades que estão atrasadas (...)

Só faltava o cavalete (07/04/2010)

Toda vez que um grande edifício comercial é inaugurado na cidade de São Paulo, o tráfego no entorno do empreendimento fatalmente aumenta - complicando ainda mais as já abarrotadas vias da metrópole, a (...)

Meda não desamarra M"Boi Mirim (06/04/2010)

A faixa reversível implantada na Estrada do M"Boi Mirim para diminuir o congestionamento no sentido Centro da avenida não conseguiu acabar com a fila de ônibus que se forma todos os dias nas primeiras (...)

Aada mudança na Zona Azul (03/04/2010)

O fracionamento de hora do Cartão Joinville, autorizado a explorar o estacionamento da Zona Azul na cidade, foi adiado. A partir do dia 5 de abril, usuários do estacionamento rotativo poderiam pagar p (...)


Seja um associado Sindepark