Folha - Com a inauguração do trecho sul do Rodoanel, houve uma redução de cerca de 40% no número de caminhões na Avenida dos Bandeirantes. Qual a análise que se pode fazer desse dado?
Creso de Franco Peixoto - O dado referente à Avenida dos Bandeirantes é belíssimo. Quando há retirada de 20% da frota de caminhões de uma via, a velocidade dos automóveis varia sensivelmente. Porque o caminhão demora para retomar a velocidade e ganhar movimento, causando reflexo no trânsito.
Folha - Quanto essa melhora pode durar?
Peixoto - Na Grande São Paulo, há 3 milhões de carros irregulares. Desses, estimo que a metade está propensa a quebrar. O foco é retirar os carros velhos das ruas para não se perder a eficácia do Rodoanel. Aplicar uma sobretaxa em veículos com mais de 20 anos e implantar o IPVA regressivo. E também, o óbvio, é investir em transporte público. São Paulo precisa de uma rede de 200 km de metrô.
Folha - Quando o pedágio do trecho sul começar a ser cobrado, os caminhões podem voltar para o caminho antigo?
Peixoto - A única opção para isso não acontecer é o pedágio urbano nas vias que cortam a capital.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de abril de 2010