Parking News

A melhora nos índices de lentidão provocada pelo trecho sul do Rodoanel pode ter efeito limitado caso não haja renovação da frota e não seja implantado o pedágio urbano, segundo o engenheiro Creso de Franco Peixoto, mestre em transportes. Leia a seguir trechos da entrevista que ele concedeu à Folha de S. Paulo:

Folha - Com a inauguração do trecho sul do Rodoanel, houve uma redução de cerca de 40% no número de caminhões na Avenida dos Bandeirantes. Qual a análise que se pode fazer desse dado?

Creso de Franco Peixoto - O dado referente à Avenida dos Bandeirantes é belíssimo. Quando há retirada de 20% da frota de caminhões de uma via, a velocidade dos automóveis varia sensivelmente. Porque o caminhão demora para retomar a velocidade e ganhar movimento, causando reflexo no trânsito.

Folha - Quanto essa melhora pode durar?

Peixoto - Na Grande São Paulo, há 3 milhões de carros irregulares. Desses, estimo que a metade está propensa a quebrar. O foco é retirar os carros velhos das ruas para não se perder a eficácia do Rodoanel. Aplicar uma sobretaxa em veículos com mais de 20 anos e implantar o IPVA regressivo. E também, o óbvio, é investir em transporte público. São Paulo precisa de uma rede de 200 km de metrô.

Folha - Quando o pedágio do trecho sul começar a ser cobrado, os caminhões podem voltar para o caminho antigo?

Peixoto - A única opção para isso não acontecer é o pedágio urbano nas vias que cortam a capital.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vereadores aprovam rotativo em Mauá (31/03/2010)

Por 12 votos a 4, a Câmara de Mauá (SP) aprovou dia 30 de março o projeto que autoriza abertura de licitação para terceirizar o serviço de estacionamento em vias públicas, conhecido por Zona Azul. Par (...)

Paes determina faxina nas Jaris (31/03/2010)

O prefeito Eduardo Paes determinou dia 30 de março o afastamento de todos os integrantes das Juntas Administrativas de Recursos de Infração (Jari) do município que "insistiram em indeferir" recursos c (...)

Multas não podem mais ser parceladas (31/03/2010)

Depois do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), agora é o Detran que vai exigir o pagamento de multas de trânsito à vista. O fim do parcelamento vale também para as penalidades que estão atrasadas (...)

Só faltava o cavalete (07/04/2010)

Toda vez que um grande edifício comercial é inaugurado na cidade de São Paulo, o tráfego no entorno do empreendimento fatalmente aumenta - complicando ainda mais as já abarrotadas vias da metrópole, a (...)

Meda não desamarra M"Boi Mirim (06/04/2010)

A faixa reversível implantada na Estrada do M"Boi Mirim para diminuir o congestionamento no sentido Centro da avenida não conseguiu acabar com a fila de ônibus que se forma todos os dias nas primeiras (...)

Aada mudança na Zona Azul (03/04/2010)

O fracionamento de hora do Cartão Joinville, autorizado a explorar o estacionamento da Zona Azul na cidade, foi adiado. A partir do dia 5 de abril, usuários do estacionamento rotativo poderiam pagar p (...)


Seja um associado Sindepark