Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que a ampliação do espaço para circulação de veículos como a Nova Marginal e o Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas não será suficiente para absorver o crescimento da frota.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que, apesar do crescimento do número total, a frota circulante se restringe a 3,5 milhões de veículos. A CET, no entanto, prefere não comentar o impacto do crescimento da frota sobre as novas obras.
Conselheiro do Instituto de Engenharia e ex-gerente de projetos e obras da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o engenheiro Ivan Whately disse que a Nova Marginal estará esgotada menos de um ano após sua inauguração. Superintendente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), o arquiteto Marcos Bicalho concorda e afirma que, se não nascer congestionada, a Nova Marginal estará cheia em pouco tempo.
Whately e Bicalho afirmam que a construção do Trecho Sul do Rodoanel tem função estratégica e poderá aliviar o tráfego principalmente na Avenida dos Bandeirantes. No entanto, os dois especialistas reiteram que a principal saída é o investimento em transporte público.
Fonte: portal G1, 1º de abril de 2010