Dia 5 de abril, por volta das 6h30, a fila de ônibus tomava cerca de 2,5 km do corredor de ônibus da Estrada do M"Boi Mirim até o início da faixa reversível, que tem cerca de 1,5 km de extensão, da Rua José Barros Magaldi até a Rua Amaro Velho. Antes da faixa, nos dias mais críticos, a fila chegava a começar aproximadamente 2,5 km antes, no Terminal Jardim Ângela. Apesar de as filas terem diminuído, os passageiros continuam reclamando. Dizem que o tempo de viagem caiu muito pouco depois da medida. "Antes, eu saía do Terminal do Jardim Ângela às 6h10 e chegava às 8h10 no Largo São Francisco. Hoje, chego 7h45", contou o autônomo Isaías Amaral de Oliveira, que pega todos os dias a linha 5391 (Largo São Francisco).
Segundo o consultor e especialista em trânsito Joseph Barat, simplesmente isolar a circulação de ônibus em só uma faixa pode não resolver o problema nos corredores de ônibus, em geral. Isso porque, entre outros fatores, é preciso reduzir o número de veículos. Se os coletivos circularem em menor quantidade na via, eles vão a uma velocidade média maior e diminuem o tempo de intervalo nos pontos.
Monotrilho virá em 2012
A solução definitiva para o problema da grande demanda por transporte público na região da Estrada do M"Boi Mirim, segundo a Prefeitura, é a construção de um monotrilho, um tipo de trem que circula em uma via elevada. Segundo a SPTrans, em 2012 fica pronto o primeiro trecho do monotrilho que ligará Santo Amaro a Piraporinha. A extensão até o Jardim Ângela está prevista para 2014. A Prefeitura também está substituindo os ônibus convencionais por modelos biarticulados, que transportam mais passageiros. Já a faixa reversível foi implantada no dia 31 de março. A faixa, paralela ao corredor de ônibus, funciona de segunda a sexta feira, das 6h às 8h, no sentido Centro.
Fonte: Diário de São Paulo, 6 de abril de 2010