Parking News

Os parques nacionais da Serra dos Órgãos, de Itatiaia e de Abrolhos vão ganhar novas instalações e serviços com o apoio da iniciativa privada. O lançamento dos editais de concessão de serviços de apoio à visitação foi feito dia 29 de março em Teresópolis, região serrana do Rio, na presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Segundo a Agência Brasil, as concessões incluem serviços de arrecadação e controle de visitantes e estacionamento, transporte interno, campings e abrigos de montanha, além de pousadas, lojas, restaurantes e esportes de aventura, entre outros. Em Abrolhos as concessões devem aumentar as operadoras de mergulho e trilhas para observação de aves nas ilhas do arquipélago.
O diretor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ernesto Bastos Viveiro de Castro, explicou que o visitante não será obrigado a utilizar os serviços pagos. As novidades, segundo ele, são complementares e contribuem para a melhora dos parques, gerar renda local e oferecer mais infraestrutura e opções aos turistas.
"Esses serviços são típicos da iniciativa privada, pois não faz sentido um servidor público ficar servindo cafezinho, outro arrumando cama, o Estado não tem esse papel. Por isso estamos abrindo novas alternativas, mas mantendo o papel do Estado de gerenciar o parque, cuidar da conservação dele e atender também o visitante."
As concessões serão contratadas em concorrência pública no prazo de 45 dias e as empresas interessadas devem retirar os editais e anexos no site do Instituto Chico Mendes.
Os editais fazem parte do Programa Turismo nos Parques, uma parceria entre os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo para melhorar a estrutura dos parques e estimular sua visitação turística.
Fonte: Agência Brasil, 29 de março de 2010

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Vereadores aprovam rotativo em Mauá (31/03/2010)

Por 12 votos a 4, a Câmara de Mauá (SP) aprovou dia 30 de março o projeto que autoriza abertura de licitação para terceirizar o serviço de estacionamento em vias públicas, conhecido por Zona Azul. Par (...)

Paes determina faxina nas Jaris (31/03/2010)

O prefeito Eduardo Paes determinou dia 30 de março o afastamento de todos os integrantes das Juntas Administrativas de Recursos de Infração (Jari) do município que "insistiram em indeferir" recursos c (...)

Multas não podem mais ser parceladas (31/03/2010)

Depois do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), agora é o Detran que vai exigir o pagamento de multas de trânsito à vista. O fim do parcelamento vale também para as penalidades que estão atrasadas (...)

Só faltava o cavalete (07/04/2010)

Toda vez que um grande edifício comercial é inaugurado na cidade de São Paulo, o tráfego no entorno do empreendimento fatalmente aumenta - complicando ainda mais as já abarrotadas vias da metrópole, a (...)

Meda não desamarra M"Boi Mirim (06/04/2010)

A faixa reversível implantada na Estrada do M"Boi Mirim para diminuir o congestionamento no sentido Centro da avenida não conseguiu acabar com a fila de ônibus que se forma todos os dias nas primeiras (...)

Aada mudança na Zona Azul (03/04/2010)

O fracionamento de hora do Cartão Joinville, autorizado a explorar o estacionamento da Zona Azul na cidade, foi adiado. A partir do dia 5 de abril, usuários do estacionamento rotativo poderiam pagar p (...)


Seja um associado Sindepark