Parking News

Uma simples ida ao shopping pode se tornar fonte de inconvenientes para quem tem carro. Ficar horas circulando pelos andares de garagem em busca de vaga, pagar tarifas nada leves e perder tempo depois tentando localizar o veículo em estacionamentos mal sinalizados passaram a ser experiências comuns nos shopping centers brasileiros, constata o Jornal do Commercio. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), a situação atual exige que os centros de compras criem novas estratégias para comportar a demanda, que poderá ser o maior desafio para o futuro do setor.
Segundo o diretor de relações institucionais da entidade, Luís Augusto Ildefonso, os shoppings não estavam preparados para receber esse aumento de fluxo de carros, e faltam vagas, principalmente em datas especiais. "Alguns empreendimentos identificaram o problema e já têm projeto de expansão. O maior problema é que o consumidor, para não perder tempo procurando vaga, estaciona fora do shopping, muitas vezes é assaltado e não retorna ao lugar", explica.
O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, diz que os shoppings localizados em regiões mais nobres das cidades talvez não enfrentem grandes problemas com a cobrança de vagas especiais, pois seu público naturalmente exige tratamento diferenciado e se dispõe a pagar por isso. As dificuldades maiores surgem nos públicos de menor poder aquisitivo, em shoppings. "Cabe à industria dos shoppings criar opções hoje acessíveis", adverte.
O shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, começará este mês obras de expansão, impulsionado pelo aumento do número de lojas. O projeto prevê um estacionamento subterrâneo, com capacidade para aproximadamente 250 vagas.
Um diferencial do estacionamento do Via Parque é a cobrança de valor fixo de R$ 5, que independe do tempo de permanência. O tempo de procura por vagas no local é mínimo, e foi montada uma estratégia operacional no estacionamento que distribui os veículos de acordo com a maior oferta de vagas.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), 19 de maio de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Compensações para o trânsito (20/05/2010)

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, depois de três anos de tramitação, projeto de lei que fixa compensações que empreendimentos geradores de grande tráfego de veículos e pessoas - shoppings, univ (...)

Flanelinhas rodam em São Cristóvão (16/05/2010)

Mais uma vez a Polícia realizou uma operação para reprimir a ação de flanelinhas. Na madrugada do dia 14 de maio, uma ação conjunta de agentes da 171ª DP (São Cristovão) e da Secretaria Especial de Or (...)

Atraso em obra ajuda a travar SP (20/05/2010)

O atraso na liberação de uma faixa da pista expressa da Marginal Pinheiros e a chuva no dia 19 de maio travaram o trânsito na capital durante a manhã. Por causa desses dois problemas, que originaram o (...)

Cresce procura por carros de luxo (18/05/2010)

O mercado de luxo cresce sem parar no Brasil. É um mercado que arranca olhares e suspiros por onde passa. Chama a atenção pela beleza e pela elegância. Ainda assim, esse é um mercado que não para de c (...)

Garagens vazias (24/05/2010)

A superlotação do metrô de São Paulo frustrou um dos projetos destinados a convencer os adeptos do transporte individual a trocar os automóveis pelos trens. Há 16 meses, como parte do Plano de Expansã (...)

"Carro de fora" livre da inspeção (21/05/2010)

Os proprietários de veículos licenciados em São Paulo, mas que circulam em outros municípios, podem solicitar a dispensa da obrigatoriedade de fazer a inspeção veicular. Para isso, têm de encaminhar u (...)

Pedágio urbano: aqui não (23/05/2010)

Entre fevereiro e março deste ano dois projetos pedindo a proibição de qualquer pedágio urbano em Curitiba foram protocolados na Câmara Municipal. O primeiro é da vereadora Renata Bueno e tem o apoio (...)


Seja um associado Sindepark