Na madrugada, a Subprefeitura de Pinheiros realizou serviços de recapeamento na faixa da Marginal Pinheiros, sentido rodovia Castello Branco, na altura da Ponte Cidade Jardim. A faixa era para ser liberada às 5h. Entretanto, isso só ocorreu às 6h30, causando grande engarrafamento na via e nos seus principais acessos. De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o atraso na conclusão do recapeamento ocorreu por causa da chuva.
Apesar de o problema ter se originado na Marginal Pinheiros, o pior trecho na cidade foi a Radial Leste, com filas de 9,8 km no sentido Centro, entre o Metrô Vila Matilde e a Rua Wandenkolk. No Corredor Norte Sul, o engarrafamento foi de 6,9 km no sentido Aeroporto, da Praça Campo de Bagattele até o Viaduto Santa Generosa.
Para o consultor de transportes Flamínio Fichmann, o transtorno seria menor se houvesse mais investimento em obras de melhora e ampliação de faixas na Marginal Pinheiros. "Isso reduziria o impacto da interdição que parou o trânsito no entorno. Deveriam ser feitas obras semelhantes às que ocorreram na Marginal Tietê"; afirmou o especialista. Na avaliação do consultor Horácio Figueira, o poder público deveria garantir a velocidade nos corredores de ônibus. "Isso iria beneficiar a maioria dos trabalhadores e obrigaria mais pessoas a deixarem os carros em casa", disse.
Fonte: Diário de São Paulo, 20 de maio de 2010