Parking News

Motos, caminhões e carros. Nenhum motorista vai ficar livre das restrições que a Prefeitura quer impor ao trânsito de São Paulo até 2012. O projeto mais ambicioso, anunciado à Folha pelo secretário Alexandre de Moraes (Transportes), é o de proibir o estacionamento nas ruas do centro expandido (áreas como Mooca, as marginais e a av. dos Bandeirantes), exceto em vias de menor fluxo.
Também haverá proibições em ao menos um dos lados das principais vias de outras regiões. Em troca, serão criadas 32 mil vagas de estacionamento pagas em prédios administrados pela iniciativa privada. As ruas terão mais espaço para carros.
"A ideia é instalar pequenas garagens em 400 locais. Quando tiver isso, nós vamos retirar a Zona Azul que hoje está na rua", diz Moraes. Segundo ele, as garagens atenderão a um raio de 400 a 500 metros ao redor.
Até junho, a Prefeitura vai contratar o projeto para, até o início de 2011, assinar o contrato para a construção das garagens. A partir daí, serão 18 a 20 meses de obras.
Já há restrições em vários bairros. Em Moema, comerciantes dizem que perderam clientes - estacionar nas ruas foi proibido mesmo sem a construção das garagens. Moraes diz que as medidas vão continuar, independentemente das novas garagens.
Essa é apenas uma das restrições. A ideia é também proibir as motos de circular na av. 23 de Maio, na Radial Leste e nas marginais Tietê e Pinheiros. Como alternativa, haverá faixas exclusivas para motos em vias paralelas.
E em julho será proibido o tráfego de caminhões na av. dos Bandeirantes, ao menos no pico da manhã - a Prefeitura estuda se ampliará o veto. Outra novidade de julho será a restrição aos caminhões com cargas perigosas.
Organização
Moraes nega que a política do governo seja de restrições. Ele prefere chamar de "organização da cidade". É a mesma opinião de José Bento Ferreira, professor da área de transportes da Unesp de Guaratinguetá. "Restrições nunca são desejáveis, mas neste caso podemos chamar de ordenação do trânsito", disse Ferreira.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de maio de 2010

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Compensações para o trânsito (20/05/2010)

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, depois de três anos de tramitação, projeto de lei que fixa compensações que empreendimentos geradores de grande tráfego de veículos e pessoas - shoppings, univ (...)

Flanelinhas rodam em São Cristóvão (16/05/2010)

Mais uma vez a Polícia realizou uma operação para reprimir a ação de flanelinhas. Na madrugada do dia 14 de maio, uma ação conjunta de agentes da 171ª DP (São Cristovão) e da Secretaria Especial de Or (...)

Atraso em obra ajuda a travar SP (20/05/2010)

O atraso na liberação de uma faixa da pista expressa da Marginal Pinheiros e a chuva no dia 19 de maio travaram o trânsito na capital durante a manhã. Por causa desses dois problemas, que originaram o (...)

Cresce procura por carros de luxo (18/05/2010)

O mercado de luxo cresce sem parar no Brasil. É um mercado que arranca olhares e suspiros por onde passa. Chama a atenção pela beleza e pela elegância. Ainda assim, esse é um mercado que não para de c (...)

Garagens vazias (24/05/2010)

A superlotação do metrô de São Paulo frustrou um dos projetos destinados a convencer os adeptos do transporte individual a trocar os automóveis pelos trens. Há 16 meses, como parte do Plano de Expansã (...)

"Carro de fora" livre da inspeção (21/05/2010)

Os proprietários de veículos licenciados em São Paulo, mas que circulam em outros municípios, podem solicitar a dispensa da obrigatoriedade de fazer a inspeção veicular. Para isso, têm de encaminhar u (...)

Pedágio urbano: aqui não (23/05/2010)

Entre fevereiro e março deste ano dois projetos pedindo a proibição de qualquer pedágio urbano em Curitiba foram protocolados na Câmara Municipal. O primeiro é da vereadora Renata Bueno e tem o apoio (...)


Seja um associado Sindepark