Carros de R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão e mesmo quem tiver o dinheiro na mão vai ter que esperar. A classe A - brasileiros com mais de US$ 1 milhão, quase R$ 2 milhões para investir - nunca cresceu tanto quanto nos últimos anos. Com ela, cresceu também o mercado dos carros de luxo.
Em 2007 foram comercializadas menos de 5,7 mil unidades. No ano passado foram mais de 8 mil. Só nos quatro primeiros meses deste ano, quase 3,5 mil. Nas lojas, há modelos esportivos, conversíveis, clássicos, que conquistam o consumidor.
Um dos mais vendidos do segmento de luxo curiosamente não é o mais barato. É um modelo sedan, quatro portas, estilo executivo - o carro não sai da concessionária por menos de R$ 140 mil. Mas o que atrai os compradores nem é tanto o visual ou a potência do motor. É a tecnologia ao alcance dos olhos.
Há um sistema que permite passar toda a agenda do celular para o computador de bordo; é só apertar o botão e pedir que o carro faz a ligação telefônica. Outro modelo faz tudo sozinho. Encontra vaga, dá todas as orientações para o motorista estacionar.
O modelo mais caro dessa concessionária custa R$ 700 mil. Este ano, nove já foram vendidos. A empresa acredita que ainda tem muito espaço para crescer.
Os vendedores dizem que comprar um carro de luxo não é mais tão difícil. Também tem financiamento. "Pode comprar com cartão, financiado, bem mais acessível. Pode pagar até em 36 vezes", diz um vendedor. Se o consumidor comprar um modelo de luxo ficará com uma prestação mensal de no mínimo R$ 14,1 mil por três anos.
Financiadas ou não, as vendas não param de crescer. Em março, a concessionária mostrada na reportagem vendeu 644 veículos - 135% a mais do que em março do ano passado.
Quem compra um carro assim tem que se preparar para outras despesas. Se o carro for licenciado em São Paulo, por exemplo, vai pagar um IPVA de R$ 18 mil.
Fonte: Bom Dia Brasil (TV Globo), 18 de maio de 2010