Dos quase 30 milhões de veículos da frota atual, 28% têm até três anos de uso. Em 2000, eram 20%. Já a participação dos modelos com mais de 20 anos de fabricação caiu de 9% para 4,4%, segundo o mais recente estudo sobre a frota circulante feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
O mercado aquecido principalmente a partir de 2007, quando as vendas ultrapassaram 2 milhões de unidades, tem permitido a renovação da frota nacional. De 2000 a 2008, a idade média dos veículos no Brasil ficou na casa dos nove anos, com variação apenas em meses.
O processo de renovação é lento. Para sair da marca de 9 anos e 5 meses de 2007 e chegar aos 8 anos e 10 meses de 2009, os brasileiros adquiriram 8,3 milhões de modelos 0 km. Desse volume, 3,1 milhões foram comprados apenas no ano passado, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a facilidade de crédito.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 23 de maio de 2010