O segredo está embaixo do equipamento que pode ser instalado em qualquer rua, avenida ou rodovia. O peso dos carros, caminhões e ônibus aciona uma espécie de manivela que faz girar os dínamos responsáveis pela produção de eletricidade. Uma forma ecologicamente correta de tirar proveito do trânsito.
De acordo com os inventores, em uma rua de movimento regular com um veículo passando, mais ou menos, a cada dez segundos, um redutor de velocidade pode produzir energia suficiente para abastecer duas casas de porte médio. Mas a ideia é usar essa eletricidade na própria rua. Nesse caso, daria para manter oito semáforos funcionando, ou até 50 postes com as lâmpadas acesas.
O sistema pode funcionar dia e noite e acumular a energia que sobra em baterias, para garantir eletricidade nos períodos de menor movimento.
"Cada equipamento custa o equivalente a R$ 70 mil", explica o inventor. "Mas, com a energia gerada, o investimento se paga em três anos". Nada mal, considerando que o tempo de vida útil de um redutor de velocidade é de 12 a 15 anos.
A Prefeitura de Paris foi a primeira a comprar uma série desses redutores de velocidade para instalar nas ruas mais movimentadas e perigosas da capital francesa. A "cidade luz" vai ter mais um motivo para justificar esse apelido.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 28 de abril de 2010