A concessionária informou que, entre 2002 e 2009, houve uma diminuição de 36,24% no total de mortos. Já a concessionária Triângulo do Sol, responsável, entre outras, pela administração da rodovia Washington Luís (SP-310), entre São Carlos e Mirassol, registrou queda de 21% no número de mortos e de 9% no total de acidentes com mortes em 2009 com relação a 1999 (a concessão começou em 98). Já a Centrovias diz que registrou queda de 36,3% no número de mortos e de 6,2% no de acidentes, mas que "não é possível afirmar que a redução ocorreu devido aos radares".
Fiscalização é necessária
O professor da área de transportes da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp Carlos Alberto Bandeira Guimarães diz que as fiscalizações de velocidade por meio de radares são necessárias para a redução de acidentes. "Só leva multa quem não presta atenção nos avisos, que são obrigatórios aqui no Brasil. Tem de ter fiscalização, faz parte da gestão do tráfego", afirma Guimarães.
O especialista explica ainda que a engenharia de tráfego se baseia em um tripé que, se respeitado, garante maior segurança no trânsito. "Um é a engenharia, pois garante melhorias nas condições das pistas. Os outros dois são a educação no trânsito, com faixas e campanhas, e a fiscalização, na qual se inclui o radar de controle de velocidade."
Fonte: Agência Folha, em Campinas (SP), 29 de abril de 2010