Em linhas gerais, ruas onde o estacionamento era permitido nos dois lados terão, agora, um lado proibido e outro permitido - mas com a cobrança de Zona Azul - ou terão proibição apenas em horário comercial (de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e de sábado das 7h às 14h), destaca o Jornal da Tarde. Serão criadas 1.072 vagas na forma de estacionamento rotativo.
Faixas de pano e agentes de trânsito orientam os motoristas sobre a mudança, mas não haverá período de adaptação - as multas já podem ser aplicadas, segundo a Secretaria Municipal de Transportes informou. A Prefeitura disse também ter instalado 1.355 placas no bairro informando as mudanças.
Segundo a nota enviada pela Secretaria Municipal de Transportes, a Prefeitura "pretende desafogar o trânsito nos corredores das avenidas Ibirapuera, República do Líbano, Indianópolis e Bandeirantes com o aumento de capacidade das alamedas dos Maracatins, Nhambiquaras e Arapanés e nas avenidas dos Eucaliptos, Imarés e Moema/Juriti" com a adoção de mais essas restrições.
Das novas vagas na Zona Azul, 67 serão exclusivas para idosos e 32, para deficientes. Está prevista ainda a criação de nove vagas para caminhões, que serão usadas para carga e descarga, e bolsões para motociclistas.
Garagens
Esta é a sexta região da cidade a sofrer esse tipo de restrição. Ruas dos Jardins, do Itaim-Bibi, da Vila Olímpia, ao longo das avenidas Faria Lima e Hélio Pellegrino e a área da Rua 25 de Março já tiveram proibições semelhantes.
Mas o total de bairros com restrição ao estacionamento pode aumentar até dezembro. No fim do ano passado, o prefeito Gilberto Kassab anunciou intenção de ampliar de 33 mil para 60 mil o total de vagas de Zona Azul na capital. Com a medida, a Prefeitura alega ganhar mais faixas para a circulação dos carros, o que reduz os índices de lentidão.
Para chegar nesse total de vagas, há o plano de criação de estacionamentos verticais que funcionariam com o mesmo limite de tempo (duas horas) e mesmo preço (atualmente R$ 3) da Zona Azul de rua. A licitação para as garagens verticais está em andamento. A promessa é construir 64 prédios, em endereços que ainda não foram divulgados.
A licitação para a construção desses prédios ainda está em andamento. A promessa original, feita em agosto do ano passado, era de concluí-la até o final deste mês. As garagens, ainda segundo a Prefeitura, devem ficar prontas até o fim deste ano.
Mudança
- Ruas com proibição em horário comercial
Avenida Cotovia - entre a Rua Tuim e a Alameda Jauaperi
Avenida Moema - entre a Avenida Jurupis e a Alameda Anapurus
Alameda dos Nhambiquaras - entre a Avenida Jandira e a Avenida dos Carinás
Avenida Sabiá - entre a Rua Inhambu e a Alameda Canário
Avenida dos Imarés - entre a Alameda dos Nhambiquaras e a Alameda dos Anapurus
Avenida Rouxinol - entre a Avenida Santo Amaro e a Alameda dos Arapanés
- Ruas com proibição de um lado e Zona Azul em outro
Rua Canário - entre a Avenida Juriti e a Avenida Cotovia
Avenida Miruna - entre a Alameda dos Nhambiquaras e a Alameda dos Anapurus
Rua Gaivota - entre a Avenida Pavão e a Avenida Ibijaú
Rua Maturi - entre a Avenida Moaci e a Avenida Miruna
Avenida Ibijaú - entre a Rua Gaivota e a Alameda Jauaperi
Avenida Macuco - entre a Rua a Inhambu e a Avenida Ibirapuera
- Ruas com Zona Azul nos dois lados
Avenida Divino Salvador - entre Alameda Iraé e Alameda dos Jurupis
Avenida Ministro Gabriel Resende Passos - entre a Alameda Jauperi e a Alameda dos Arapanés Avenida Chibarás - entre as Alamedas Anapurus e Jurupis
Rua Juquis - entre a Avenida Jandira e a Avenida Jurucê
Avenida Bem-te-vi - entre a Avenida Gaivota e a Alameda Jauaperi
Avenida Sabiá - entre a Alameda dos Arapanés e Avenida Ibirapuera
Fonte: Jornal da Tarde, 29 de abril de 2010