Segundo a Rodovias do Tietê, 14 ficarão no corredor leste da rodovia Marechal Rondon e em outras cinco estradas nas regiões de Piracicaba, Botucatu e Tietê. Já a ViaRondon disse que 21 serão instalados no trecho oeste da Marechal Rondon, entre Bauru e Castilho. As concessionárias, o DER e a Polícia Militar Rodoviária são responsáveis por determinar, em conjunto, os locais de colocação dos radares, de acordo com a incidência de acidentes. Segundo o DER, são levados em consideração critérios como "volume de veículos, peculiaridade da pista, características geométricas e pontos com alto índice de acidentes". Concessionárias disseram que a instalação de radares visa a redução de acidentes em pontos considerados perigosos. Elas também alegam que, desde 2007, ao menos 25 estradas foram privatizadas e, por isso, começam a receber os radares.
Multas
Levantamento do DER feito a pedido da Folha apontou que quase 10 milhões de multas foram aplicadas por meio de radares nos últimos três anos - tanto nas privatizadas quanto nas rodovias do Estado. O número equivale a quase metade da frota de veículos do Estado, que é de 19,13 milhões (a maior do País). Dessas multas, cerca de 70% foram aplicadas por excesso de velocidade, segundo a Secretaria de Estado dos Transportes. Entre os 30% restantes, estão infrações como trafegar no acostamento.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de abril de 2010