Começou dia 3 em Moema, na Zona Sul da capital, a mudança de regras para estacionar nas ruas do bairro. Foram eliminadas 3.850 vagas gratuitas e criadas 1.072 rotativas de Zona Azul. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o objetivo é melhorar a fluidez do trânsito. Especialistas em tráfego e urbanismo entrevistados pelo Diário de S. Paulo defendem que o sistema de cobrança para as vagas democratizam o uso do espaço público pelos motoristas, pois a Zona Azul obriga a rotatividade dos pontos de estacionamento. Para o arquiteto e urbanista Candido Malta, a mudança de Moema é positiva para o comércio. "Ela faz com que haja um rodízio maior do espaço público. O cliente chega, para o carro, faz as compras e vai embora", explicou o especialista. "Com a melhora do trânsito, mais gente vai passar pelas ruas da região."
A melhora no trânsito de Moema foi nítida logo no primeiro dia da mudança. A presidente da Associação dos Amigos de Moema, Lígia Horta, porém, demonstra preocupação quanto ao aumento de velocidade dos veículos. "As ruas ficaram mais livres e existe o risco de atropelamentos. Os carros devem andar mais rápido. Os moradores não estão acostumados com isso", disse.
Já o consultor Horácio Augusto Figueira defende as melhoras no tráfego, graças a essas intervenções. "Sempre é benéfico privilegiar quem está trafegando do que os veículos que estão parados. O trânsito nessas vias geralmente tem bons ganhos de fluidez", afirmou. Porém, o especialista critica a readequação por privilegiar o uso do transporte individual. "Deveria haver uma preocupação maior com a fluidez dos ônibus." Já o especialista em trânsito Joseph Barat ressalta que a mudança nas regras de estacionamento não resolve o problema da oferta de vagas. "Isso é um problema sério, que não tem como mensurar. Com a facilidade para comprar carro e todo mundo querendo usar o seu, a pressão da demanda é muito forte. Tem que haver uma alternativa para se usar menos o carro."
O programa de readequação das regras de estacionamento começou em agosto de 2008, nos Jardins, Zona Oeste da capital. Segundo a CET, o trânsito nas vias do bairro melhorou 30%. Quem trabalha por ali diz que o tráfego está melhor, mas reclama dos preços dos estacionamentos. "Tem lugar que chega a cobrar R$ 18 a primeira hora. Sempre tem alguém reclamando", afirmou Milson Carvalho, manobrista de uma garagem na Alameda Lorena.
Grande fluxo de carros
Outras regiões que passaram pela readequação do tráfego foram Pinheiros e Itaim Bibi, na Zona Oeste; Anália Franco, Zona Leste; Rua 25 de Março, Centro, e Rua Afonso Brás, na Vila Nova Conceição, Zona Sul. "São áreas onde há um fluxo grande de veículos e que mesclam zonas de comércio, serviços e habitação. A região do Tatuapé, na Zona Leste, deve ser uma em que pode haver esse programa em breve", disse o arquiteto e urbanista Candido Malta. Segundo a CET, a alteração das regras de estacionamento é baseada em estudos que consideram os gargalos de trânsito e a demanda por vagas.
Moema com trânsito bom
No primeiro dia de implantação da novidade, moradores e comerciantes se posicionaram contra a inovação. Por outro lado, motoristas e estacionamentos privados elogiaram a iniciativa. Independentemente da posição, o que se viu foi uma mudança brusca no bairro de alto padrão. Poucos veículos estacionaram nas vias de Moema e o trânsito fluiu melhor. Moradora há dez anos na região e comerciante do bairro, Márcia Maria disse que a transformação alterou de maneira negativa a rotina da região. "Moema é um lugar onde as pessoas estão acostumadas a parar o carro na rua e visitar os diversos comércios. Com a nova prática, já notamos que foi perdido esse hábito. Também fica difícil agora recebermos a visita de amigos e meu comércio já perdeu hoje muito movimento", afirmou Márcia, dona de uma loja de artesanato na Rua Sabiá. A opinião é compartilhada pela proprietária de uma banca de jornal situada na Rua Lavandisca, Madalena Rabelo, que trabalha há 30 anos na região. "O movimento caiu tanto que hoje parece feriado prolongado", concluiu a jornaleira.
Sites de rádios especializadas em trânsito relataram que alguns motoristas estacionaram em locais proibidos, apesar da presença de fiscais da CET. Apesar das críticas, houve também elogios com o novo sistema. "Nunca vi o trânsito fluir tão bem quanto hoje. Deveriam ter feito isso há mais tempo", afirmou o gerente administrativo Renato Durval Queirós, que trabalha no bairro.
Os estacionamentos particulares estão soltando rojões. Afirmaram que a procura triplicou desde o dia 30 de abril. Muitos aproveitaram para aumentar os preços. No estacionamento Flash Park, na Rua Arapanés, antes se pagava R$ 10 por duas horas, agora é o mesmo valor por uma hora apenas. Também não há mais lugar para mensalistas. "Muita gente que colocava o carro na rua procurou o nosso serviço", disse o funcionário Edson Silva.
Talão virtual não pega
A CET colocou em teste dois sistemas eletrônicos de cobrança da Zona Azul em dezembro de 2008. Os projetos dispensavam as folhas nos painéis dos carros. Nas ruas dos Jardins e da região de Cidade Jardim, na Zona Oeste, o usuário deveria comprar um cartão eletrônico, que permitia o acesso ao sistema da Zona Azul, ou usar uma central telefônica. Já na Praça Charles Müller, no Aeroporto de Congonhas e no Largo do Arouche, o motorista pagava o estacionamento rotativo através do cartão de crédito. Os agentes da CET também fariam a consulta do veículo que não tivesse a folha de Zona Azul no painel de forma eletrônica. O marronzinho ligava para uma central, que checaria se o carro tinha créditos para o uso da vaga. O fim da fase de testes estava previsto para meados do ano passado, mas até hoje os sistemas não foram implantados no resto da cidade.
Fonte: Diário de São Paulo, 4 de maio de 2010
Outras matérias da edição
Nova Marginal segue com gargalos (28/04/2010)
A nova pista da Marginal do Tietê completou dia 27 de abril um mês com vários gargalos provocados por obras. E a previsão é de que alguns sejam resolvidos apenas em dezembro. Os principais são causado (...)
Moema restringe vagas na rua (03/05/2010)
Começaram a valer dia 3 de maio, em Moema, na zona sul, as mudanças nas regras para estacionamento nas ruas do bairro. Foram extintas 3.850 vagas comuns. No lugar, a prefeitura criou 45 novos trechos (...)
Com 227 radares, estradas de SP vão ganhar mais 345 (29/04/2010)
Os motoristas que trafegam por rodovias paulistas, privatizadas ou não, terão de redobrar a atenção para evitar multas aplicadas com base na fiscalização por radares. Com 227 equipamentos hoje, as est (...)
Radares ajudam a reduzir mortes, z concessionária (29/04/2010)
As concessionárias de estradas paulistas e a Secretaria dos Transportes do Estado alegam que os radares contribuem para a redução de acidentes. Algumas concessionárias apontaram à Folha que houve redu (...)
CET libera rua intertada e altera circulação no Sacomã (29/04/2010)
Na última semana de abril, o trecho interditado da Rua Alencar Araripe, no Sacomã, foi aberto para o tráfego de veículos. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) liberou o trânsito na parte da via (...)
Copom eleva juros pela primeira vez em 19 meses (29/04/2010)
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou dia 28 de abril a taxa básica de juros, a Selic, para 9,5% ao ano, o que representou aumento de 0,75 ponto percentual, como o mercado já (...)
Cidade tenta conter caos nos transportes (29/04/2010)
A seis anos de sediar uma Olimpíada, o Rio inicia a implantação do bilhete único municipal e tenta conter o potencial de piora nos engarrafamentos, que supera o prognóstico de São Paulo. A falta de in (...)
Com fim do IPI reduzido, concessionárias têm queda de 30% nas vendas (28/04/2010)
As concessionárias já estão sentindo os efeitos do fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros flex. Nos dias 24 e 25 de abril, as vendas registraram queda de cerca de 30 (...)
Abastecer com etanol está vantajoso em 8 Estados (28/04/2010)
Os preços do etanol permanecem competitivos em relação à gasolina nos postos de combustíveis de oito Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustí (...)
Estacionamento gratuito ou pago deve ser responsabilizado por dano ou furto (27/04/2010)
Ao deixar seu carro num estacionamento fechado você já deve ter visto uma placa ou um cartaz escrito: "Não nos responsabilizamos por objetos deixados no veículo". Segundo reportagem do programa MGTV, (...)
Mais de 40 flanelinhas e ambulantes são detidos no Setor Comercial Sul (28/04/2010)
Foi no final da tarde do dia 27 de abril. Todos trabalhavam ilegalmente e foram parar na delegacia. Foram detidas na operação 44 pessoas, entre elas duas mulheres. Depois de ouvidas e fichadas, quatro (...)
Redutor de velocidade pode ser usado para produzir energia elétrica (28/04/2010)
Se depender de engenheiros britânicos, brevemente, o trânsito das cidades vai produzir energia elétrica. Quem explicou foi o correspondente Marcos Losekann, para o Jornal Nacional. Segundo ele, não é (...)
BHTrans testa radar para detectar avanço de sinal e faixa de pedestre (29/04/2010)
Uma infração cada dia mais comum na capital mineira vai ser vigiada por radares. Equipamentos para multar motoristas que avançam o sinal vermelho estão sendo testados pela BHTrans, revelou o programa (...)
Sete estações do Metrô de SP terão baia contra tumulto no embarque (30/04/2010)
Cada vez mais superlotado, o Metrô paulistano decidiu adotar agora um novo sistema para diminuir a confusão e o empurra-empurra no momento do embarque e do desembarque. A informação é da Folha de S. P (...)
Começou a 3 a inspeção veicular para veículos com placa de final 4 (30/04/2010)
Começou dia 3 de maio a inspeção veicular para os carros de placa com final 4 na cidade de São Paulo. A inspeção é obrigatória para todos os veículos - gasolina, álcool, flex, gás natural, diesel leve (...)
Conselho estuda fim de carro e shows no Ibirapuera (30/04/2010)
Proibir shows ao ar livre e o acesso de veículos. Extinguir a Zona Azul e os bolsões de estacionamento. Vetar futebol nos gramados. Impor limites de decibéis para música alta e regras aos encontros de (...)
Montadoras têm melhor abril da história mesmo com fim do IPI reduzido (30/04/2010)
Apesar do fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, as vendas de veículos no País bateram recorde em abril, registrando o melhor desempenho para o mês na série histórica, segundo (...)
Tributos pagos pelos brasileiros chegam a R$ 400 bilhões (30/04/2010)
Os brasileiros desembolsaram R$ 400 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais em 2010, revela projeção feita pelo Impostômetro da ACSP (Associação do Comércio de São Paulo), divulgada pelo (...)
Caminhões evitam novo Rodoanel à noite (1º/05/2010)
O Trecho Sul do Rodoanel completa um mês hoje e os caminhoneiros que seguem para o Porto de Santos comemoram a possibilidade de poder planejar o tempo da viagem, a economia de combustível e principalm (...)
esel de cana chega às ruas paulistas (1º/05/2010)
Uma minifrota de ônibus começa a rodar em São Paulo este mês com um combustível feito de cana-de-açúcar que resultou em um inédito tipo de diesel, bem menos poluente do que o produto comum. A Mercedes (...)
Grávida ganha vaga exclusiva em shopping (03/05/2010)
Mesmo sem lei que obrigue a reserva de vagas em estacionamentos para motoristas gestantes, alguns shoppings e supermercados de São Paulo destinam vagas especiais para as grávidas. Apesar da preocupaçã (...)
Em rua da CET, motorista estaciona até sobre calçada (02/05/2010)
Carros parados em fila dupla, estacionados na calçada, em frente à entrada de garagens e debaixo de placas de proibição. A cena, nem tanto incomum na noite paulistana, acontece agora na quadra onde es (...)
Professores são capacitados como instrutores de trânsito (03/05/2010)
Professores da rede pública de ensino de municípios pernambucanos serão capacitados como instrutores de trânsito. As aulas começaram dia 3 de maio. A ação faz parte do programa Detran na Escola, uma p (...)
Capitais relutam em regulamentar profissão de mototáxi (02/05/2010
Nove meses depois de regulamentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a profissão de mototaxista ainda gera polêmica e não pode ser exercida legalmente por milhares de condutores. É que a comp (...)
Mistura de álcool na gasolina volta a ser de 25% (02/05/2010)
Desde o dia 2 de maio, a proporção de álcool anidro na gasolina voltou a ser de 25%. Desde 1º de fevereiro, o patamar tinha sido reduzido para 20%, cumprindo a determinação de uma portaria, válida por (...)
Ônibus receberão cartazes com poemas de autores consagrados (02/05/2010)
As mais de 3 milhões de pessoas que usam ônibus diariamente na cidade do Rio de Janeiro vão poder viajar com a poesia, literalmente. Os veículos de 45 empresas que circulam pela capital fluminense pas (...)
Em 4 meses, hospital atendeu mais de 2 mil acidentados com motos (03/05/2010)
Uma estatística dramática. Nos quatro primeiros meses deste ano, só o hospital João XXIII, em Belo Horizonte, atendeu mais de dois mil pacientes vítimas de acidentes com motos. Este número é maior que (...)
Bicicletário é inaugurado na estação Estácio do metrô (03/05/2010)
Desde o dia 3 de maio, quem quiser ir até o metrô do Estácio, na Linha 1, de bicicleta, vai ter um lugar seguro para deixá-la, antes de seguir viagem. É que a estação ganhou um bicicletário, o sexto d (...)
Sem vaga grátis, parar em Moema deve ficar mais caro (04/05/2010)
Estacionamentos de Moema (zona sul de São Paulo) cogitam aumentar seus preços em razão das mudanças no trânsito da região, que perdeu 3.850 vagas gratuitas nas ruas e ganhou 1.072 de Zona Azul. As mod (...)