Nesta primeira fase do projeto, serão qualificados 120 professores de escolas públicas estaduais dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.
Até 3 de junho, eles participam do Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico-Técnico. Serão 136 horas de aula que vão ser ministradas por técnicos da Coordenadoria de Educação do Detran-PE.
Ao fim da capacitação, os professores vão receber o certificado de Instrutor de Trânsito que os tornará aptos a dar aulas teóricas e técnicas de direção aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, como atividade extracurricular.
A expectativa é de que cerca de dois mil alunos sejam beneficiados com o programa. O estudante que receber o certificado de conclusão das aulas de direção, emitido pela escola e autenticado pelo Detran-PE, poderá abrir o processo para ter a primeira habilitação.
Ao completar 18 anos, o aluno deve procurar uma unidade do Detran-PE ou Ciretran. Ele será encaminhado para fazer os testes psicológico e de aptidão física e mental. No segundo semestre deste ano, o programa deve ser expandido para o Recife e outros municípios do Estado.
Fonte: JC Online, 3 de maio de 2010