Parking News

Carros parados em fila dupla, estacionados na calçada, em frente à entrada de garagens e debaixo de placas de proibição. A cena, nem tanto incomum na noite paulistana, acontece agora na quadra onde está a central de operações da CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego, constata reportagem da Folha de S. Paulo.
Do alto de um dos 18 prédios residenciais daquele quarteirão da Rua Bela Cintra - do cruzamento com a Rua Fernando de Albuquerque a alguns metros abaixo da Rua Costa, ao lado da CET -, a reportagem flagrou em vídeo carros estacionados na calçada bloqueando a entrada de uma garagem e pedestres se espremendo para passar entre eles. Uma equipe de fiscalização passa e nada faz. Naquela central de trânsito são monitoradas as câmeras de multa e os radares de excesso de velocidade, são feitas as medições de congestionamento e é de onde saem os marronzinhos do centro expandido. O movimento intenso de carros e de pessoas na madrugada decorre dos sete bares e casas noturnas que ali estão. E, de olho nesse público, sete estacionamentos do tipo valet foram abertos na mesma quadra. Segundo moradores, as infrações de estacionamento irregular, que podem render cinco pontos na carteira e multa de R$ 127, são cometidas tanto por motoristas quanto por manobristas, que, quando não têm onde estacionar, param os carros na calçada.
Em dias de movimento, como nos fins de semana e em vésperas de feriados, cruzar aquele trecho da Rua Bela Cintra onde está a central de trânsito leva de 20 a 30 minutos - que dá uma velocidade média de 0,6 km/h, um terço do que alcança uma aranha. "A CET é ótima para multar com câmeras, os marronzinhos agora descansam tranquilos e ficam só contabilizando as entradas. Se, na porta de casa, ela não olha o problema, imagina no resto da cidade", diz Célia Marcondes, presidente da Samorcc (Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro Cerqueira César), que já recebeu dezenas de reclamações.
CET agradece indicação de erro de fiscais
"A CET agradece a indicação de eventuais erros na fiscalização e determinará providências para que isso não volte a ocorrer", é a resposta da Companhia para os flagrantes de carros estacionados na calçada, em fila dupla e na entrada de garagens ao lado da central de operações da companhia, na rua Bela Cintra (Consolação). A CET não informou o número de multas aplicadas por estacionamento irregular naquele trecho nem o porquê de equipes de fiscalização ignorarem motoristas que cometiam infrações graves. Questionada, a companhia também não informou as estratégias para melhorar a fluidez do trânsito na porta da sua central de operações.
Fonte: Folha de S. Paulo, 2 de maio de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nova Marginal segue com gargalos (28/04/2010)

A nova pista da Marginal do Tietê completou dia 27 de abril um mês com vários gargalos provocados por obras. E a previsão é de que alguns sejam resolvidos apenas em dezembro. Os principais são causado (...)

Moema restringe vagas na rua (03/05/2010)

Começaram a valer dia 3 de maio, em Moema, na zona sul, as mudanças nas regras para estacionamento nas ruas do bairro. Foram extintas 3.850 vagas comuns. No lugar, a prefeitura criou 45 novos trechos (...)

esel de cana chega às ruas paulistas (1º/05/2010)

Uma minifrota de ônibus começa a rodar em São Paulo este mês com um combustível feito de cana-de-açúcar que resultou em um inédito tipo de diesel, bem menos poluente do que o produto comum. A Mercedes (...)

Cobrar ou não cobrar, eis a questão (04/05/2010)

Começou dia 3 em Moema, na Zona Sul da capital, a mudança de regras para estacionar nas ruas do bairro. Foram eliminadas 3.850 vagas gratuitas e criadas 1.072 rotativas de Zona Azul. De acordo com a C (...)


Seja um associado Sindepark