A data para o início da fiscalização por radar foi anunciada dia 8 de janeiro pelo secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, após apresentação do balanço de 2009 da pasta. "É provável que em março isso já esteja funcionando", afirmou. Segundo o secretário, o objetivo é ampliar a eficiência da fiscalização e "alcançar mais pessoas" que não fizeram a inspeção.
Pelo acordo, segundo a Secretaria do Verde, os dados capturados nas ruas pelo sistema de leitura automática de placas serão cruzados com informações das inspeções veiculares. Dos 494 radares da Companhia de Engenharia de Tráfego em operação, há 145 com o sistema.
A Secretaria dos Transportes informou que reuniões estão sendo feitas com as secretarias do Verde e de Governo para definir os detalhes do convênio. A lei municipal que criou a inspeção prevê multa de R$ 550 ao proprietário do veículo que for flagrado trafegando irregularmente. Além da multa, a legislação prevê bloqueio do licenciamento do veículo que perder o prazo da vistoria obrigatória.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de janeiro de 2010