Parking News

A produção da indústria automobilística registrou queda de 1% em 2009, no comparativo com o ano anterior. O número ficou abaixo da expectativa do setor, que previa ligeira alta no período após o aquecimento da indústria nos últimos meses do ano. Em dezembro, a produção teve elevação de 14,7% ante novembro, e alta de 163% em relação ao mesmo período de 2008. As informações são da Folha Online.
De acordo com os dados divulgados dia 6 de janeiro pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram produzidos no ano passado 3,18 milhões de veículos no País, número que engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões - em 2008, foram 3,22 milhões. Apenas em dezembro, a produção ficou em 240.523 unidades.
Mesmo com os dados positivos nos últimos meses, puxada pela demanda interna, a produção no ano foi afetada pelas exportações, que registraram queda no ano. As vendas externas do setor tiveram redução de 35,3% no comparativo com 2008, mas apresentaram aumento em dezembro ante o mesmo mês do ano anterior (10,8%) e contra novembro (2,5%).
Vendas
As vendas de veículos novos registraram alta de 11,4% no ano passado, frente aos números de 2008, com o emplacamento de 3,14 milhões de unidades. O número representa o terceiro recorde anual consecutivo, já esperado após os benefícios concedidos pelo governo, como redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e incentivo ao crédito.
Em dezembro, no comparativo com igual intervalo no ano anterior, houve acréscimo de 44,5% nos licenciamentos. Frente ao mês de novembro, a alta foi de 14,6%.
O recorde do setor automotivo foi batido em setembro (308,7 mil unidades) devido à corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação gradual do IPI, que voltaria ao patamar original até janeiro. No final de novembro, no entanto, o governo federal anunciou a manutenção das alíquotas mais baixas do imposto, apenas para carros flex, até março de 2010.
Fonte: Folha Online, 7 de janeiro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Lei seca pegou no trânsito do Estado (06/01/2010)

A operação Lei Seca é um sucesso, de acordo com as estatísticas do governo do Rio de Janeiro. Vinte por cento dos motoristas surpreendidos pelas blitze foram multados e 8% tiveram suas carteiras de ha (...)

Governo reduz IPVA para carros flex (05/01/2010)

O governador Sérgio Cabral sancionou, dia 5 de janeiro, a Lei nº 5.635, que reduz de 4% para 3% a alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automores) para automóveis flex (movidos a á (...)

Lei Seca mais absolve do que pune (08/01/2010)

Com um ano e meio de Lei Seca, apesar da realização de mais campanhas e fiscalização em alguns locais para conter o consumo de álcool aliado à direção, o maior rigor da legislação não se reflete em ma (...)

Radar vai multar falta de teste (09/01/2010)

Motoristas de São Paulo que não fizerem a inspeção veicular ambiental poderão ser multados por radares a partir de março. A medida deve integrar um convênio a ser firmado entre as Secretarias Municipa (...)

Gangue do ronho ataca em Pinheiros (11/01/2010)

Disfarçados de limpadores de vidro, adolescentes se aproveitam do trânsito parado para assaltar motoristas nos semáforos de três cruzamentos da Avenida Rebouças e um da Rua Teodoro Sampaio, em Pinheir (...)

Rio do Sul reajusta Área Azul (07/01/2010)

A tarifa do cartão de Área Azul em Rio do Sul passou de R$ 0,75 para R$ 1,00 no dia 11 de janeiro. O reajuste é de 33% e foi autorizado pelo município no fim de 2009, com a justificativa de que o preç (...)

Acesso às Marginais terá semáforo (12/01/2010)

Os 47 km das Marginais do Pinheiros e do Tietê serão as vias mais monitoradas da Capital. Um moderno sistema de vigilância de trânsito vai controlar a fluidez do tráfego e acidentes nas vias em tempo (...)


Seja um associado Sindepark