O projeto prevê que mais de 300 equipamentos digitais de última geração detectem ocorrências ou anormalidades que possam comprometer a segurança e o desempenho do trânsito. A central de operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) será acionada automaticamente por meio de alarmes sonoros e visuais para autuação, socorro imediato e desinterdição de pistas. As câmeras, instaladas em torres de 30 m de altura, vão aproximar as imagens captadas em, no mínimo, 15 vezes e girar 360 graus. Serão ao todo 25 câmeras móveis de vídeo. A Marginal do Tietê receberá 16 delas, nos dois sentidos. A do Pinheiros terá nove, também em ambos os sentidos. Haverá ainda 45 painéis luminosos com mensagens sobre condições de tráfego.
O entorno e algumas vias que levam às Marginais, como alças de pontes, vão receber 75 semáforos de controle de acesso de veículos. Para evitar que ocorram problemas de caminhões entalados em pontes, haverá 16 detectores de altura (seis na do Pinheiros e dez na do Tietê).
Especialista vê indícios de adoção de pedágio
O presidente da Associação Brasileira de Monitoramento e Controle Eletrônico de Trânsito (Abrancet), Sílvio Médici, considera o projeto de monitoramento das Marginais ambicioso e não descarta a possibilidade de que toda essa estrutura seja transferida, no futuro, para a iniciativa privada. "Me parece que esse projeto vai terminar com a instalação de pedágio, pelo menos nas pistas expressas", diz.
Monitoramento paralelo
As ruas que dão acesso às Marginais vão concentrar metade dos equipamentos que flagram infratores de sinal vermelho em São Paulo. A cidade inteira conta com 127 radares desse tipo. O entorno das duas vias terá 75. Um engenheiro de trânsito, que preferiu não se identificar, afirma que os novos semáforos funcionarão como barreira de entrada, para garantir níveis ideais de ocupação e excelente velocidade.
Luís Antônio Seraphim, ex-técnico da CET, vê benefícios ao trânsito nas Marginais e no entorno. "Não basta cercear o acesso e represar os veículos que querem entrar nas Marginais. É preciso orientar os motoristas e indicar vias alternativas ou informações para que evitem trechos (das Marginais) congestionados."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de janeiro de 2010