A Ford, segundo maior fabricante de automóveis dos EUA e a única das três grandes montadoras de Detroit que não precisou de dinheiro do governo para superar a crise financeira internacional, foi a que teve melhor desempenho.
Com 1,68 milhão de veículos vendidos no ano passado, 15,4% a menos que em 2008, a empresa conseguiu terminar 2009 com seu primeiro crescimento de mercado desde 1995.
As maiores concorrentes dela, no entanto, tiveram um ano bem pior. A Ford não só superou a General Motors (GM) e a Chrysler, as duas grandes montadoras americanas que receberam socorro do governo, como bateu as japonesas Honda e Toyota.
Em 2009, ano que a Toyota classificou como uma "montanha-russa", as vendas da maior fabricante mundial de automóveis caíram 20% nos EUA. Já as da Chrysler - a mais prejudicada de todas -, da GM e da Honda despencaram 36%, 30% e 19,5%, respectivamente.
Apesar dos números negativos, todas as montadoras estão otimistas em relação a 2010, sobretudo depois da recuperação nas vendas registrada no último trimestre de 2009 e da melhora do panorama econômico nos EUA.
Se a Ford foi, entre as grandes marcas, a que melhor desempenho teve em 2009, o grupo sul-coreano Kia-Hyundai foi o vencedor absoluto.
Só a Hyundai terminou o ano com um aumento de 8% nas vendas, que totalizaram 435.064 unidades vendidas. A Kia, por sua vez, vendeu 300.063 unidades, 9,8% a mais que em 2008.
Não é de estranhar que o vice-presidente de Vendas da Hyundai, Dave Zuchowski, tenha dito que tem "razões para ser otimista" em relação a 2010.
Fonte: agência EFE, em Washington, 5 de janeiro de 2010