Parking News

Em um ano e meio de Lei Seca na Capital, apenas 2,3% dos processos administrativos abertos no Detran por embriaguez ao volante resultaram na suspensão da carteira de habilitação. De junho de 2008 a dezembro de 2009, 101 motoristas perderam o direito de dirigir por 12 meses, de um total de 4,3 mil procedimentos, destaca reportagem do Jornal da Tarde.
Segundo advogados que atuam em casos de trânsito, três fatores explicam a desproporção: a possibilidade de o motorista recorrer e retardar o julgamento; a restrição de juízes aos testes de bafômetros, que, segundo uma das interpretações, não serve como prova do crime, por não medir a concentração de álcool no sangue; e, por fim, o número insuficiente de servidores no Detran para analisar os casos.
A notificação da multa chega em um mês após o flagrante, mas a pontuação na carteira e o pedido de comparecimento ao departamento podem levar até nove meses.
A Assessoria de Imprensa do Detran não informou o número de funcionários responsáveis pela análise dos processos, mas confirmou que o procedimento não é informatizado, ressaltando que a legislação não estabelece prazo para a conclusão de processos administrativos.
Só em 2009, 53 motoristas tiveram a carteira suspensa na capital. Para o autor do projeto de lei que instituiu a Lei Seca, deputado Hugo Leal, os números podem ser reflexo de uma sensação de impunidade. "As pessoas tomam como base a falta de punição e a morosidade do poder público", disse.
Fonte: Jornal da Tarde, 6 de janeiro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Lei seca pegou no trânsito do Estado (06/01/2010)

A operação Lei Seca é um sucesso, de acordo com as estatísticas do governo do Rio de Janeiro. Vinte por cento dos motoristas surpreendidos pelas blitze foram multados e 8% tiveram suas carteiras de ha (...)

Governo reduz IPVA para carros flex (05/01/2010)

O governador Sérgio Cabral sancionou, dia 5 de janeiro, a Lei nº 5.635, que reduz de 4% para 3% a alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automores) para automóveis flex (movidos a á (...)

Lei Seca mais absolve do que pune (08/01/2010)

Com um ano e meio de Lei Seca, apesar da realização de mais campanhas e fiscalização em alguns locais para conter o consumo de álcool aliado à direção, o maior rigor da legislação não se reflete em ma (...)

Radar vai multar falta de teste (09/01/2010)

Motoristas de São Paulo que não fizerem a inspeção veicular ambiental poderão ser multados por radares a partir de março. A medida deve integrar um convênio a ser firmado entre as Secretarias Municipa (...)

Gangue do ronho ataca em Pinheiros (11/01/2010)

Disfarçados de limpadores de vidro, adolescentes se aproveitam do trânsito parado para assaltar motoristas nos semáforos de três cruzamentos da Avenida Rebouças e um da Rua Teodoro Sampaio, em Pinheir (...)

Rio do Sul reajusta Área Azul (07/01/2010)

A tarifa do cartão de Área Azul em Rio do Sul passou de R$ 0,75 para R$ 1,00 no dia 11 de janeiro. O reajuste é de 33% e foi autorizado pelo município no fim de 2009, com a justificativa de que o preç (...)

Acesso às Marginais terá semáforo (12/01/2010)

Os 47 km das Marginais do Pinheiros e do Tietê serão as vias mais monitoradas da Capital. Um moderno sistema de vigilância de trânsito vai controlar a fluidez do tráfego e acidentes nas vias em tempo (...)


Seja um associado Sindepark