O Metrô trocou as catracas convencionais por bloqueios automáticos, que não necessitam de toque para funcionar, o que surpreendeu os primeiros usuários. Outra novidade é o sistema de ventilação, que umidifica o ar. Para evitar acidentes nos trilhos, há portas de vidro nas plataformas, que só abrem quando os trens chegam. "Os passageiros vão ser orientados para se acostumarem com as novidades", afirma Wilmar Fratini, gerente de Operações do Metrô.
A fase de operação assistida serve para verificar o desempenho dos equipamentos e dos empregados em situação de funcionamento normal.
As novidades serão implantadas nas próximas estações a serem entregues: Tamanduateí e Vila Prudente, ambas da linha 2-Verde; Faria Lima, Augusta, Butantã, República e Luz, da linha 4-Amarela. Estações antigas também receberão as barreiras de vidro nas plataformas. A primeira a testar o sistema será a estação Vila Matilde, na linha 3-Vermelha, a mais movimentada do Metrô.
A estação Sacomã fica na Rua Greenfeld, próximo ao Terminal Sacomã, que dá acesso ao Expresso Tiradentes.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 11 de janeiro de 2010