O localizador dos sonhos, com imagens reais do nosso planeta, deve levar algum tempo para chegar, mas já está a caminho.
É um sistema de GPS que vai funcionar com imagens de satélite enviadas em tempo real pela internet. O carro inteiro se transforma em uma espécie de lan house, oferecendo conexão de internet sem fio para todos os passageiros - menos para o motorista. Atrás, há canais de TV do mundo inteiro, ao vivo.
Uma caminhonete foi preparada para funcionar como escritório, mas só quando o carro estiver parado. Há um computador completo: com processador de texto, planilha de cálculo, e-mail, acesso à internet, um teclado sem fio e uma impressora.
O computador controla até a bagagem. Etiquetas eletrônicas permitem que o carro informe ao motorista se ele esqueceu, por exemplo, alguma ferramenta pelo caminho.
Outro modelo que chega ao mercado americano ainda este ano vai estar conectado ao Twitter, o site de relacionamentos que virou febre no Brasil e no mundo. O representante da empresa explica: "Você vai ditar as mensagens. E o computador vai ler em voz alta o que os seus amigos escreveram."
Segurança
Praticamente todas as montadoras vão oferecer modelos que permitem aos motoristas acessar funções de internet, até mesmo enquanto dirigem. É mais uma distração para quem já tem muito com o que se preocupar ao volante. Mas os fabricantes alegam que as pessoas já usam a internet e celulares de qualquer maneira, e de forma mais perigosa. Por exemplo, mandando mensagens de texto enquanto dirigem.
Fonte: programa Fantástico, 10 de janeiro de 2010