Os fatores que mais fariam com que os paulistanos andassem de ônibus seriam a diminuição do tempo de espera, mais linhas que cubram outros percursos e melhoria nas condições físicas dos veículos. Cada um deles recebeu 17% das respostas.
Por outro lado, a opção de nunca andar de ônibus na cidade de São Paulo recebeu 11% das respostas dos participantes da pesquisa.
Trem e metrô
Ainda segundo o levantamento, o preço também não é o item que mais faria com que os paulistanos utilizassem trem ou metrô. No primeiro caso, o preço recebeu 5% das respostas, enquanto para o metrô esse fator atingiu 9%.
O fator mais determinante para que o paulistano usasse o trem e o metrô foi ter mais linhas que cubram percursos que não cobrem atualmente. No caso dos trens, esse item recebeu 31% das respostas e, no caso do metrô, 34%.
A melhoria nas condições físicas do transporte e mais conforto foi o segundo item mais citado pelos entrevistados, sendo que, para o trem, atingiu 20% das respostas e, para o metrô, recebeu 12% de indicações.
Há ainda aqueles que nunca usariam o trem e o metrô na capital paulista, opção que chegou a 10% e 7%, respectivamente.
Fonte: site InfoMoney, 20 de setembro de 2010