Parking News

São 20h50 de segunda-feira na Marginal do Pinheiros e até parece feriado. Sem trânsito, sem buzinas, sem caminhões. A impressão, no entanto, se desfaz apenas 30 minutos depois, no máximo. Os caminhões agora trafegam aos montes, um cortando o outro e apostando corrida com os outros carros. A mudança, constata reportagem do Estado, é reflexo da nova dinâmica dos caminhões em São Paulo, que só podem trafegar pela Marginal do Pinheiros e pela Avenida dos Bandeirantes depois das 21 horas.
Em vez de utilizarem o Rodoanel, como o governo esperava, os veículos pesados estão trafegando à noite para evitar pedágios e percursos mais longos. "Como os caminhões conseguem rodar sem trânsito à noite nas Marginais, eles preferem andar ali a pegar o Rodoanel, que é pedagiado", diz o engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em Transportes pela Poli-USP e especialista em caminhões.
A pedido do Estado, Ejzenberg percorreu a Avenida dos Bandeirantes e as Marginais do Tietê e do Pinheiros na noite de segunda-feira. Entre abusos dos caminhoneiros, que se tornam especialmente mais perigosos ante a falta de iluminação da Marginal do Tietê, o especialista afirma que a redução da velocidade nas vias é essencial para evitar acidentes com essa nova dinâmica. Para ele, a velocidade máxima dos caminhões deveria ser 60 km/h nas duas Marginais. Um caminhão a 90 km/h passa do lado do carro da reportagem, perto de uma curva na Marginal do Pinheiros, próximo da Ponte Eusébio Matoso. "Eu não faço curva ao lado desse caminhão, nunca, sei que ele pode tombar numa velocidade dessas. Como uma carreta vai frear assim?"
Saídas
Ejzenberg ainda chama a atenção principalmente para as marcas de derrapagem de caminhões na Marginal do Tietê. São dezenas, todas localizadas perto de saídas para as pistas central e local da via. "São justamente os pontos de decisão, quando o motorista precisa trocar de pista", explica. "Mas, como a sinalização é ruim e ainda não há iluminação, a gente vê todas essas marcas absurdas, que mostram a velocidade que os caminhões estavam. Isso só vai melhorar quando a velocidade máxima da via diminuir (para 60 km/h)."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de setembro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Luz de alerta (15/09/2010)

Pode pegar um engarrafamento monstruoso, ser alvo de assaltantes ou se envolver num acidente. Não precisava que a lentidão das autoridades contribuísse para aumentar ainda mais esses riscos. Foi o que (...)

Radar dedo-duro entra em operação (16/09/2010)

Vinte e quatro rodovias de São Paulo ganharam, dia 16 de setembro, 42 radares inteligentes, capazes de indicar se o veículo foi licenciado, se é produto de roubo ou furto e se há alguma pendência com (...)

Acostamento vira bolsão de caminhões (16/09/2010)

Enquanto aguardam o fim do horário de restrição, dezenas de caminhões ficam parados no acostamento no início da Marginal do Pinheiros, formando um grande "bolsão" de estacionamento irregular. A situaç (...)

Estacionamento do futuro (20/09/2010)

O desafio de criar espaços para estacionar carros com eficiência, segurança e sem salpicar as grandes cidades de obras feias é enfrentado por muitos arquitetos. O site The Coolist elegeu os 10 melhore (...)


Seja um associado Sindepark