Até julho, a venda de novas cotas de consórcio de automóveis e comerciais leves cresceu 30,3%, ante o mesmo período de 2009. As novas cotas somaram 121,5 mil neste ano, contra 113,2 mil no ano passado, de acordo com os números.
No mesmo intervalo, o número de participantes dos consórcios dessa modalidade chegou a 1,02 milhão, contra 915,6 mil entre janeiro e julho de 2009, um crescimento de 11,4%.
Considerando todos os veículos e motos, a venda de novas cotas cresceu 8,8%, passando de 927,9 mil de janeiro a julho de 2009 para 1,01 milhão no mesmo período deste ano. Os participantes passaram de 3,10 milhões para 3,23 milhões, uma alta de 4,2%.
No caso dos imóveis, a venda de novas cotas de consórcio cresceu 11,9%, para 130,3 mil, de janeiro a julho. Os participantes nessa modalidade somaram 565,3 mil (alta de 8,6%).
A justificativa para o crescimento, segundo Paulo Roberto Rossi, presidente da Abac, está na relação custo/benefício existente entre uma compra de um automóvel, imóvel, eletroeletrônico ou serviço feita pelo consórcio em relação àquelas realizadas por outros mecanismos de compra parcelada. "As vantagens estão na inexistência de juros e no parcelamento integral."
Fonte: Folha Online, 15 de setembro de 2010