PERFIL
Segundo um levantamento da própria Secretaria Municipal de Gestão, a proibição afetará 103 veículos, de um total de 364 que param atualmente nos locais reservados para o funcionalismo. Caso os funcionários não queiram transferir as suas placas para a Cidade, nem deixar de ir ao trabalho de carro, o trânsito cubatense e suas escassas vagas terão de absorver mais uma centena de automóveis. Calazans explica que a medida foi necessária porque as obras previstas para o Parque Anilinas causarão maior taxa de utilização do Kartódromo, que terá uma área destinada para o estacionamento de veículos de várias secretarias, como as de Educação e Saúde. Segundo o secretário, existem bolsões de estacionamento defronte ao Paço Municipal e imediações com capacidade para atender à demanda. Porém, basta dar uma olhada rápida nesses locais para constatar que a situação é bem diferente.
Zona Azul
Atualmente, segundo dados da CMT, Cubatão tem uma frota de 34.609 veículos, sendo que 19.500 são carros de passeio. O restante é dividido entre caminhões, motocicletas e motonetas. A escassez de vagas se deu com o fim do Estacionamento Regulamentado (ER), ou Zona Azul, criado em 2003 na primeira gestão do ex-prefeito Clermont Silveira Castor.
Em 2009, no primeiro ano da prefeita Marcia Rosa, o Estacionamento Regulamentado foi oficialmente extinto. Ela considerou que primeiro teria de dar melhores condições aos comerciantes e ao trânsito da Cidade para depois cobrar dos motoristas. Até ontem, segundo a Prefeitura, não havia previsão para o retorno da Zona Azul.
Fonte: A Tribuna (Santos-SP), 19 de setembro de 2010